A marcação de diversos procedimentos, como consultas, ficou mais fácil para pacientes em tratamento oncológico do Hospital de Base (HB). Agora, os agendamentos ficaram centralizados na recepção da Unidade de Oncologia Clínica e Radioterapia, que fica na Ala 7 do Ambulatório, onde eles já fazem marcação do retorno e passam pela triagem.
Com a ampliação, no mesmo lugar eles poderão agendar exames laboratoriais e de imagens, consultas para outras especialidades, além de solicitar inserção no Sistema de Regulação (Sisreg) da Secretaria de Saúde para realização de demais procedimentos. Antes, esses serviços tinham que ser agendados na Central de Marcação do HB, conhecida como antiga DDI, que funciona também no ambulatório, mas um pouco mais distante de onde eles fazem a consulta.
A mudança já está em funcionamento e só foi possível após o aumento de dois para três recepcionistas no local, que receberam treinamento adequado para oferecer uma assistência de qualidade aos pacientes.
“O objetivo é evitar o deslocamento e exposição dos pacientes para outro local além do de consulta”, explica o chefe da Oncologia, Daniel Girardi. De acordo com o médico, essa medida é importante, principalmente, durante a pandemia, em que é melhor reduzir a circulação no hospital. “Os pacientes oncológicos possuem um sistema imunológico debilitado e estão no grupo de risco”, ressalta o médico.
Em média, 2 mil atendimentos oncológicos são feitos por mês na Unidade de Oncologia. Uma das pacientes é Marilene Conceição Santos, 53 anos, professora aposentada. Nesta terça-feira (1º), ela conseguiu marcar o exame de sangue diretamente na unidade de oncologia.
“Fiquei feliz demais com a notícia. Além de poupar tempo, eu ainda não me expus andando pelo hospital”, comenta. A paciente atualmente realiza quimioterapia no HB para tratar um câncer de pulmão, diagnosticado em 2015. “Estou muito satisfeita com o atendimento no HB, local onde apresentei uma melhora muito boa”, completa.