O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) tem em estoque cerca de 1,2 milhão de equipamentos de proteção individual (EPIs), que estão sendo usados para abastecer o Hospital de Base, o Hospital Regional de Santa Maria e as seis unidades de pronto atendimento (UPAs) administradas pela instituição. Esses insumos são utilizados por profissionais de saúde que atuam no atendimento de casos suspeitos e confirmados de covid-19.
Balanço apresentado pela Superintendência de Insumos e Logística (Silog) mostra que, até esta sexta-feira (20), estavam estocados na Central de Abastecimento do Iges 629,9 mil pares de luvas de todos os tamanhos: 343,6 mil máscaras descartáveis; 43,4 mil máscaras PFF 2 que filtram 99,9% das partículas do ar; e 12,5 mil unidades de álcool gel e líquido 70%.
A lista de itens também inclui 5,6 mil protetores faciais, 29 mil aventais, 29,3 mil turbantes, 27,6 mil capotes laminados impermeáveis, 3,4 mil macacões protetores, 6,5 mil gorros descartáveis (toucas) e 684 óculos de biossegurança.
O superintendente adjunto de Insumos e Logística, Thiago Teixeira, explicou que os estoques são monitorados constantemente para que não faltem os produtos. “Contamos com um Painel de Gestão de Suprimentos, interligado entre todas as unidades”, detalhou. “Com isso, é possível verificar quando é necessário fazer compras, reposição ou redistribuição dos insumos.”
Teixeira disse ainda que a situação dos estoques dos EPIs é atualizada diariamente no site do Iges-DF. Assim, os órgãos de controle e a população podem acompanhar a quantidade de equipamentos disponíveis.