UPA de Samambaia celebra Dia Mundial de Combate à Diabetes

No fim de semana, ações foram realizadas para conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico da doença

Ascom/Iges-DF
23/11/2020 - 13h00

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) promoveu, no sábado (21), uma série de ações educativas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Diabetes. A data é celebrada em 14 de novembro para conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico da doença.

Testes de glicemia foram aplicados em moradores de Samambaia

Durante as atividades, 34 pessoas foram atendidas com exames de glicemia para medir os níveis de açúcar no sangue. Cerca de 40 informativos sobre diabetes foram distribuídos no evento. Além disso, as equipes de enfermagem e serviço social prestaram orientações à comunidade.

Para a gerente da UPA de Samambaia, Regilane Fonseca, o conhecimento é o remédio mais eficaz no combate às doenças. “Eu tenho o exemplo da minha mãe, que é diabética e tem uma boa qualidade de vida porque sabe como lidar com a patologia. Nós, da UPA de Samambaia, sempre buscamos educar os pacientes. Acreditamos que a desinformação pesa mais do que qualquer enfermidade”, declarou.

O que é diabetes

Diabetes é uma doença crônica em que o corpo não produz insulina ou não consegue empregá-la adequadamente. A insulina é o hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. Hoje, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Edição: Marina Mercante

Atendimento à imprensa
Ascom/Iges-DF
(61) 3550-8810
imprensa@igesdf.org.br