O clima natalino tomou conta do corredor número 5 do Ambulatório do Hospital de Base (HB), o chamado Corredor Rosa, que atende mulheres em tratamento de câncer. O espaço foi enfeitado por voluntários da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília e por integrantes do Projeto Humanizar, do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).
Para a coordenadora do Ambulatório do HB e voluntária da Rede Feminina, Raimunda Paulino, o ato de decorar o espaço vai muito além de uma identidade visual. É uma forma de amenizar a dor das pacientes. “Em todas as datas comemorativas, enfeitamos o corredor 5, porque queremos que seja um espaço acolhedor, que se assemelhe ao aconchego de um lar. Esperamos que o nosso carinho traga um pouco de alívio.”
Coordenadora da Rede Feminina, Vera Lúcia Bezerra ressalta a necessidade permanente de ajuda. “A decoração de Natal foi doada pelos nossos colaboradores. Mas ainda estamos abertos para receber doações, porque o auxílio que oferecemos aos pacientes se estende a medicamentos, passagens, perucas, lanches. Tudo é bem-vindo, inclusive itens para serem vendidos no nosso bazar”, avisa.
O que é a Rede Feminina e como ajudar
A Rede Feminina de Combate ao Câncer é uma instituição sem fins lucrativos e atua no Hospital de Base desde 1996. Voluntários oferecem apoio emocional e orientações sobre o tratamento contra o câncer.
O grupo recebe contribuições diversas, como roupas, calçados, brinquedos, livros e cestas básicas. Doações em dinheiro podem ser feitas por transferência bancária para a agência nº 4595-0, conta corrente nº 11.310-7. Mais informações pelo (61) 3315-1221 ou pelo (61) 98580-4019.
Fotos: Davidyson Damasceno/Ascom Iges-DF