Sugestões de melhorias e estratégias para o melhor funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Recanto das Emas pautaram o diálogo entre os colaboradores da unidade e a Vice-Presidência do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) na tarde dessa quinta-feira (14). A atividade integra o Em Pauta, ação promovida pelo Núcleo de Treinamento e Qualidade (Nutre) em parceria com a diretoria.
A terceira visita faz parte de uma programação que percorrerá todas as unidades do Iges. Os colaboradores da UPA de Ceilândia e de Sobradinho já participaram da iniciativa, que tem como objetivo ser um momento de apresentação de sugestões entre os participantes e de escuta e diálogo entre os colaboradores e a vice-presidente do instituto.
“Todas as unidades do Iges-DF têm a sua complexidade e particularidade, o que reforça a importância de cada um desses encontros. Hoje demos sequência a esse bate-papo para conhecer a realidade da UPA do Recanto das Emas a partir do olhar dos nossos colaboradores”, afirmou Mariela.
Os setores de Enfermagem, Farmácia, Laboratório, Urgência e Emergência, Gerência e Coordenação foram representados durante o evento. “Cada um desses encontros tem sido muito proveitoso e nos permite conversar sobre vários assuntos relacionados ao dia a dia das UPAs, como o aprimoramento dos fluxos, a organização e logística dos setores, além de melhorias na unidade. Estar a par da realidade de cada local é essencial para a nossa gestão”, acrescentou a vice-presidente.
Visita à UPA do Recanto das Emas
Uma das participantes do encontro foi Kelly Jordany, gerente da UPA do Recanto das Emas. Ela destacou a necessidade de maior controle de fluxos nos serviços oferecidos para garantir rotatividade na UPA. “As demandas sempre são intensas, e o ideal é atender cada vez mais pessoas, com algumas mudanças pontuais.”
A profissional também aproveitou o momento para apresentar a unidade à vice-presidente do Iges. “É bem legal essa aproximação e a abertura de canal entre as gestões. Hoje, tenho a certeza de que nossa realidade foi reconhecida”, disse Kelly.
Atualmente, a UPA do Recanto das Emas conta com cerca de 250 colaboradores. O local disponibiliza 18 leitos para atendimento ao usuário, quatro deles voltados para pacientes com covid-19.
Em Pauta
O Em Pauta é uma das ações oferecidas pelo programa Reconhecer, que busca a valorização profissional. Nas rodas de conversas, iniciadas em 2020, o objetivo é aproximar a diretoria dos colaboradores do Iges.
Ao fim de cada encontro, a diretoria apresenta aos demais setores do instituto os pontos destacados pelos colaboradores para elaboração de propostas e avaliação das sugestões apresentadas.
A previsão é que, até meados de fevereiro, as demais unidades do Iges — Hospital de Base, Hospital Regional de Santa Maria e UPAs do Núcleo Bandeirante, de São Sebastião e de Samambaia – recebam a atividade.