Ação de incentivo para higienização das mãos acontece no HB


22/05/2019 - 15h56

Maio é o mês de conscientização para importante prática de prevenção de infecções

Definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o dia mundial de higiene das mãos foi lembrado nessa terça (21) e quarta-feira (22) em frente ao refeitório, no Hospital de Base (HB).

A medida eficaz na prevenção de doenças e infecções é o tema de ação organizada pelo Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (NCIH). Com roleta de perguntas e distribuição de brindes, a equipe conscientiza e ensina colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre a importância da atitude simples que salva vidas.

À frente da campanha Cuidado Limpo Para Todos: Está em Suas Mãos, o infectologista e coordenador do NCIH do Base, Julival Ribeiro, destaca que a higienização das mãos é uma das coisas mais importantes quando se fala em prevenção e controle no serviço de saúde.

“Sem dúvidas essa é a medida mais simples e eficaz para prevenir transmissão de micro-organismos para os pacientes. Pois diminui o risco de exposição do usuário, e, consequentemente, diminui o tempo de internação, e possíveis gastos com antibióticos. Portanto, apesar de, aparentemente, trivial, carrega uma importância tremenda e devemos nos atentar a isso”, destaca o médico.

Julival afirma que a higienização das mãos serve para remoção de sujidade, suor, oleosidade, células descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato. Além disso, previne e reduz as infecções causadas pelas transmissões cruzadas.

Equipe do NCIH incentiva a higienização das mãos em ação no HB

 

Texto: Leilane Oliveira/Iges-DF

Fotos: Davidyson Damasceno/Iges-DF