Base inicia capacitação de 1,2 mil colaboradores para prevenção de incêndio


17/05/2019 - 15h06

Ação começou com prestadores de serviços terceirizados, que cuidam da manutenção, limpeza, alimentação, segurança e locomoção interna de pacientes

O Hospital de Base iniciou, nesta semana, uma capacitação de 1,2 mil funcionários de empresas terceirizadas para prevenção de incêndio no prédio. Essa ação faz parte de uma série de iniciativas para garantir a segurança de pacientes e colaboradores no prédio.

A técnica de segurança do trabalho, do Núcleo de Segurança e Medicina do Trabalho do Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (Iges-DF), Raíssa Gomes, explicou que, para fazer a capacitação, a empresa que presta os serviço de brigada iniciou um levantamento sobre elementos que poderiam gerar princípios de incêndio.

“A partir dessa avaliação, eles verificaram a necessidade da conscientização sobre alguns aspectos, como por exemplo, armazenamento adequado de produtos de limpeza”, disse. Segundo ela, no caso dos funcionários da limpeza, a orientação foi no sentido de explicar sobre a estocagem de materiais em locais de risco, que podem gerar combustão para um incêndio. Além disso, foi tratado sobre o uso dos extintores e sobre a importância de não obstruir as escadas de emergência.

A auxiliar de serviços gerais, Evanilda Pires, que tem 53 anos e trabalha há 25 anos no Hospital de Base, contou que aprendeu muito com a capacitação. “Nunca tinha passado por um treinamento como esse. Foi uma alerta para ficarmos mais atenta. Estamos cuidando da nossa segurança”, disse.

Ao todo, o treinamento conta com 14 turmas, e carga horária de uma hora cada. Posteriormente, a capacitação será ampliada para outros públicos do hospital.

SEGURANÇA – O Hospital de Base já conta com 12 brigadistas, dois chefes de brigada e um ordenador de implantação de brigada, pessoas que são capacitadas para atuar, tanto com medidas preventivas ao incêndio, quanto na prestação de primeiros socorros.

 

Texto: Ailane Silva/Iges-DF

Fotos: Davidyson Damasceno/Iges-DF