Base realiza mais de 2 mil consultas oncológicas mensalmente


08/04/2019 - 17h19

Unidade possui o maior serviço de oncologia do Distrito Federal e é referência no Brasil

Nesta segunda-feira (8), é celebrado o Dia Mundial de Luta contra o Câncer. No Distrito Federal, o Hospital de Base (HB) possui o maior serviço de oncologia. São cerca de 30 médicos oncologistas e 30 leitos de enfermaria só para atender usuários com o diagnóstico.

“Recebemos aproximadamente 150 casos novos de câncer no ambulatório do Hospital de Base por mês”, contabilizou o médico oncologista do HB, Daniel Girardi.

Segundo ele, mensalmente, a unidade atinge o quantitativo de mais de duas mil consultas oncológicas, além 800 quimioterapias e 60 pacientes tratados com radioterapia feita no equipamento chamado acelerador linear, com técnica tridimensional (3D), que permite mais segurança e menos efeitos colaterais.

Para o presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal – Iges-DF Francisco Araujo, responsável pela gestão do HB, a meta é ampliar o atendimento com a aquisição de mais equipamentos para exames e tratamentos.

DATA – O Dia Mundial de Luta contra o Câncer foi instituído para aumentar a conscientização sobre o câncer e incentivar sua prevenção e detecção precoce, propiciando assim, a diminuição dos casos de óbito por esta doença.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se para o Brasil, no biênio 2018-2019, a ocorrência de 600 mil casos novos de câncer, para cada ano. Os cânceres de próstata (68 mil) em homens e mama (60 mil) em mulheres serão os mais frequentes.

O QUE É CÂNCER? É o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Texto: Ailane Silva/Iges-DF, com informações do Inca

Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde