Colaboradores do Iges-DF recebem treinamento para implantação do SEI


24/04/2019 - 18h47

Sistema Eletrônico de Informações promove eficiência administrativa

A primeira turma de colaboradores do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) concluiu, nesta quarta-feira (24),  o treinamento para utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A capacitação ocorreu de 22 a 24 de abril, no Hospital de Base.

O sistema, adotado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), está em fase de implantação no instituto e deverá entrar em operação no dia 27 de maio. O objetivo é gerar economia de papel, já que cria documentos digitais. Além disso, permitirá dar mais transparência aos processos e oficializar demandas.

“Esse sistema é inovador, gera economia e já vinha sendo utilizado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) desde 2016. Então, já temos provas de que o compartilhamento do conhecimento produzido e a sustentabilidade promovidas pelo SEI são bastante valorosas, por isso, resolvemos trazer esses benefícios também para o Iges”, salientou a gerente de Atendimento do Hospital de Base e coordenadora do Comitê de Implantação do SEI, Luciana Gomes.

Ela explica que a Unidade Central de Gestão do SEI-GDF, ligada à Coordenação de Implantação de Projetos (CPROJ), da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), está realizando a capacitação de multiplicadores e uma nova turma deve ser capacitada no próximo mês.

“Esses multiplicadores serão responsáveis por repassar as instruções para os demais colaboradores e deverão contribuir como agentes integradores, responsáveis por disseminar o conhecimento junto a seus pares e/ou subordinados”, explicou.

Para a instrutora da Seplag, Suzany Pereira Bueno, a importância do treinamento é inegável e incentiva que os capacitados repassem as informações de forma qualificada.

“Os treinamentos são fundamentais para que os colaboradores adquiram habilidades teóricas e técnicas imprescindíveis para suas atividades profissionais, bem como percebam o quanto o SEI pode facilitar as tarefas administrativas do dia a dia”.

O QUE É O SEI?O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Trata-se também de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

 

Texto: Leilane Oliveira/Iges-DF

Fotos: Davidyson Damasceno/Iges-DF