Comitê de Ética em Pesquisa do Iges-DF participa de Projeto de Qualificação


23/04/2019 - 19h32

Comissão Nacional visitou equipe do Instituto para conhecer trabalho realizado

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (Iges-DF) recebeu auditores da Comissão Nacional de Ensino e Pesquisa (Conep), ligada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) e ao Ministério da Saúde (MS). O grupo veio conhecer o trabalho realizado no Hospital de Base, que passou a participar do Projeto de Qualificação.

“A partir desse primeiro encontro, trabalharemos com a intenção de atender as melhores práticas no desenvolvimento dos projetos de pesquisa da instituição para elevar o patamar de nossas realizações a fim de adquirirmos o selo Q-CEP, concedido pela Conep”, explicou o diretor de Ensino e Pesquisa do Iges-DF, Everton Macêdo Silva.

Segundo Everton, a diretoria já buscava o aprimoramento de sua atuação e, com a visita dos auditores, o Comitê terá um norte para seguir.

“A partir desse encontro, já podemos incrementar nossas análises e dar ainda mais ênfase à nossa principal missão que é garantir a segurança de quem participa dos projetos, ou seja, os pacientes”, afirmou.

PROJETO – O Projeto de Qualificação é uma ação de ensino e aprendizagem conjunta da Conep, CNS e o MS, por intermédio do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proad-SUS), e objetiva educar e promover o reconhecimento entre os Comitês de Ética em Pesquisa e a Conep.

O intuito é a valorização dos CEPs nas suas instituições, padronizar o trabalho administrativo dos Comitês e fortalecer a análise e discussões éticas realizadas pelos Comitês. O projeto é constituído de duas etapas, uma de reconhecimento e outra de educação. O reconhecimento é realizado com leitura do trabalho administrativo e análise ética desenvolvido pelo CEP. A etapa educativa envolve atividades in loco, com visitas a cada CEP, além de implementação de ferramenta de Educação a Distância (EAD) do Sistema CEP/Conep.

Texto: Leilane Oliveira/Iges-DF

Fotos: Davidyson Damasceno/Iges-DF