Conscientização sobre o Mal de Alzheimer, o Lúpus e a Fibromialgia


04/02/2019 - 17h53

A campanha de saúde do mês de fevereiro traz a cor roxa para lembrar de importantes doenças que atingem um grande número de pessoas no mundo: o mal de Alzheimer, o lúpus e a fibromialgia.

A campanha de saúde do mês de fevereiro traz a cor roxa para lembrar de importantes doenças que atingem um grande número de pessoas no mundo: o mal de Alzheimer, o lúpus e a fibromialgia. O Hospital de Base do Distrito Federal se compromete, durante o mês, a trazer #DicasIHB à respeito dos sintomas, tratamentos e prevenções dessas doenças.

Para ressaltar a importância da coloração desse mês, o Notícias IHB traz algumas informações sobre cada enfermidade:

A fibromialgia é uma síndrome comum, na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade. Esses sintomas também podem ser as causas da própria doença, além do motivo genético.

Outra doença relembrada durante o Fevereiro Roxo é o lúpus eritematoso sistêmico (LES), conhecido popularmente apenas como lúpus, que é uma doença inflamatória de origem autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, tais como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos.

Doenças autoimunes ocorrem quando o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano. Dentre mais de 80 doenças autoimunes conhecidas, o lúpus é uma das mais sérias. O lúpus pode ocorrer por diversos fatores como infecções, genética, idade, medicamentos e luz solar.

Por fim, o mal de Alzheimer, também chamado abreviadamente de Alzheimer, é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social, e interferindo no comportamento e na personalidade da pessoa. De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode até lembrar com precisão de acontecimentos de anos atrás, mas esquecer que acabou de realizar uma refeição.

No Brasil, cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos têm a enfermidade. Destas, 6% sofrem com o mal de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). Em todo o mundo, 15 milhões de pessoas têm Alzheimer, doença incurável acompanhada de graves transtornos às vítimas. Nos Estados Unidos, é a quarta causa de morte de idosos entre 75 e 80 anos. Perde apenas para infarto, derrame e câncer. Pesquisadores acreditam que, para a maioria das pessoas, a doença de Alzheimer é causada por uma combinação de fatores genéticos, de estilo de vida e ambientais que afetam o cérebro ao longo do tempo.

Por serem tão maléficas e ainda pouco entendidas pelo grande público, as doenças do Fevereiro Roxo são de extrema importância para serem lembradas, prevenidas e tratadas. Por isso, o Hospital de Base do Distrito Federal conta com especialistas em todas as áreas de referência. Previna-se, o IHB se compromete a ser a base para o seu bem-estar.