Evento homenageia profissionais da enfermagem no Hospital de Base


29/05/2019 - 15h44

Programação alusiva a tradicional comemoração aconteceu no jardim do HB

A manhã de terça-feira foi de homenagem aos “Anjos do Cuidar”, como estão sendo chamados os profissionais de enfermagem em campanha promovida pela Gerência de Enfermagem do Hospital de Base (HB), com apoio da Diretoria de Ensino e Pesquisa do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) na 1ª Semana de Enfermagem do Instituto.

A programação contou com a presença de representantes do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF), representante do deputado distrital Jorge Viana, além de diretores e superintendentes do IGESDF.

A vice-presidente do IGESDF, Janaína Miranda, acentuou que esse é um momento de congraçamento dos profissionais.

“Tenho um orgulho enorme de todos que atuam na enfermagem, pois são as bases para todo o trabalho assistencial realizado nas unidades de saúde e essas pessoas merecem esse momento de reconhecimento não só hoje, mas em todos os dias”, destacou.

Para o diretor-presidente do IGESDF, Francisco Araújo, a comemoração é a demonstração do compromisso do Instituto de valorizar os profissionais que atuam de forma tão relevante para a prestação de serviços de qualidade na rede pública do Distrito Federal.

“Temos o maior respeito por essa categoria que é puro amor e atua nesse papel tão importante de salvar vidas e cuidar de pessoas. Assim como o governador Ibaneis Rocha, oferecemos nosso apoio incondicional para dialogar, sempre buscando melhorar condições de trabalho, valorizar o colaborador, e dar dignidade para que todos os profissionais prestem um atendimento de excelência à nossa população. Prova disso, são os esforços que temos feito na contratação de mais pessoas para a assistência que somarão esforços para continuarmos evoluindo”, acentuou.

No evento, realizado para marcar a passagem da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, além de homenagens para profissionais da área que atuam no apoio administrativo no HB, três projetos, ligados ao cuidado humanizado com o paciente, desenvolvidos por colaboradores foram premiados com troféus:

1º lugar – Enfermeiro Edinan de Oliveira Neto – Unidade de Psquiatria – pela implantação de grupos terapêuticos na enfermaria, possibilitando o acompanhamento mais humanizado dos pacientes. Promovendo convivência e trocas entre colaboradores e paciente para sensibilização de olhar e escuta dos profissionais sobre dificuldades durante a internação e no pós-alta.

2º lugar – Enfermeira Ludmila da Silva Machado – 6º andar – Desenvolvimento do quadro de Gestão do Cuidado, que prevê a instalação de placas nos leitos dos pacientes que necessitem de atendimento prioritário com cores relacionadas a cada área para que haja a visualização mais rápida da condição dos pacientes, e, por consequência, um atendimento mais eficaz. Além disso, a ação possibilita mais facilidade na transmissão de informação entre as equipes e também aos familiares dos pacientes.

3º lugar – Amanda Borges de Oliveira – Neurocirurgia – Criação do projeto ANJO, que prevê que um técnico em enfermagem que fica responsável pelo monitoramento e organização do posto de enfermagem para que os índices medidos pelo Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar.

 

Texto: Leilane Oliveira/IGESDF

Fotos: IGESDF