Hospital de Base abre dez leitos de pneumologia no 7º andar


27/12/2019 - 12h10

Pacientes transferidos vão aumentar de 42 para 51 o número de leitos da oncologia no 10º andar do HB

Mais dez leitos de internação foram abertos no Hospital de Base (HB), no sétimo andar, nesta segunda-feira (16). Com a entrega, o hospital ganhou ao todo, em 2019, o incremento de 36 vagas de internação, uma vez que, no mês de abril, o sétimo andar, fechado desde 2018, foi reaberto e 26 leitos foram inaugurados no mesmo pavimento.

São duas enfermarias, com quatro leitos cada uma, além de outras duas enfermarias de isolamento. Nos dezleitos abertos no 7º andar, serão atendidos os pacientes da Unidade de Pneumologia, que funcionava no 10º andar com nove leitos, ou seja, a especialidade ganhou um leito com a transferência para o pavimento de baixo. Já no 10º andar, com a saída da pneumologia, a Unidade da Oncologia passará a operar mais nove leitos, ou seja, passará de 42 para 51 leitos.

“Cada leito que abrimos para atender a população faz uma diferença muito grande. Sabemos que há uma busca enorme por vagas em toda a rede. Essa é mais uma grande vitória”, ressaltou o diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), que administra o Hospital de Base, Francisco Araújo.

Segundo ele, o trabalho para melhorar a estrutura do hospital não para. “No final do ano, sabemos que a tendência em vários lugares é diminuir a produtividade, mas nós temos uma bateria de entregas e muitas ações, com foco em 2020. Essa é uma delas”, ressaltou.

O superintendente do Hospital de Base, Antônio Bonaparte, ressaltou que, para o corpo clínico, essa entrega é fundamental. “Conseguiremos melhorar a assistência, porque vamos desafogar o pronto socorro e melhorar a acomodação do paciente, o que faz a diferença no tratamento”, ressaltou.

 

Texto: Ailane Silva/IGESDF

Fotos: Davidyson Damasceno/IGESDF