Hospital de Base capacita 168 profissionais no atendimento a vítimas de trauma


14/01/2020 - 18h23

Médicos, enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas treinam em conjunto para aperfeiçoar técnicas

As equipes que atuam no atendimento de trauma do Hospital de Base, especialmente, pacientes politraumatizados (com diversas lesões), participam do treinamento Time de Trauma. Ao todo, 168 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas são capacitados em conjunto para aperfeiçoar as técnicas.

“Nosso objetivo é desenvolver um treinamento em equipe, porque a chave para o melhor atendimento do politraumatizado é o atendimento em conjunto. Esse time tem que funcionar e estar bem entrosado para que o atendimento inicial seja rápido, eficiente e o paciente tenha a melhor chance de sobrevida”, ressaltou o cirurgião de trauma do HB, Rodrigo Caselli.

O curso tem duração de 20 horas divididas entre teoria e prática. Cada time é formado por um médico, dois enfermeiros, dois técnicos e um fisioterapeuta. O final do treinamento consiste em uma simulação com três situações: atropelamento, acidente carro versus moto e queda de altura. A previsão é de que a capacitação seja concluída até fevereiro.

 

Texto: Ailane Silva/IGESDF

Fotos: Davidyson Damasceno/IGESDF