Hospital de Base conta com tecnologia de ponta em mesas cirúrgicas


17/05/2019 - 15h44

Instaladas no Centro Cirúrgico, as mesas trazem mais segurança e qualidade aos procedimentos

No mês de abril, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), adquiriu mesas cirúrgicas de última geração.

Pensando na qualidade de equipamentos para o atendimento dos pacientes que chegam até o Hospital de Base (HB), o Iges-DF investiu R$ 135 mil em três mesas com estrutura tubular em aço inoxidável e tampos em fenolite, material que garante resistência e radio transparência, ou seja, possibilita a realização de exames de imagem sem interferência do móvel.

A chefe da Engenharia Clínica do Iges-DF, Lívia Oliveira, explica que as mesas foram adquiridas com o objetivo de suprir a demanda do Centro Cirúrgico (CC), permitindo substituição de mesas antigas.

“Com essa aquisição, passamos a contar com reserva técnica de mesas para substituição imediata, quando necessário. Além disso, como o Iges-DF está reestruturando o CC, futuramente utilizaremos essas novas mesas cirúrgicas na ampliação da oferta de salas para cirurgia”, destaca.

Segundo Lívia, as modernas mesas possibilitam melhores condições de trabalho aos funcionários e maior segurança aos pacientes.

“Para funcionarem de forma adequada e atenderem a finalidade para a qual foram adquiridas, as equipes, principalmente de enfermagem, foram treinadas por uma semana para que todos tivessem conhecimento na hora da utilização das mesas”, afirma.

Novas mesas fazem movimentos independentes e permitem melhor posicionamento para o procedimento

O técnico em enfermagem e instrumentador cirúrgico, Rafael Augusto Santos da Silva, ressalta que o equipamento é multiuso, permite melhor limpeza e o manuseio mais fácil, já que cada roda é independente.

“As mesas têm uma estrutura robusta e aguentam até 400kg. Para quem trabalha diariamente nas cirurgias, os equipamentos trazem muita praticidade e confiança. Percebemos que os médicos não precisam fazer movimentos muito extremos, pois a própria mesa pode ser posicionada da maneira mais adequada e possibilita atuação mais precisa”, explica.

Para o presidente do Iges-DF é de suma importância investir em novas tecnologias que auxiliam o trabalho da equipe e oferece mais conforto e segurança para os pacientes.

“O Base é um hospital de referência e nossas equipes médicas trabalham capacitando novos profissionais de saúde em todos os procedimentos. Criar melhores condições é um trabalho constante e um compromisso permanente da nossa gestão”, ressalta.

Texto: Leilane Oliveira/Iges-DF

Fotos: Davidyson Damasceno/Iges-DF