Hospital de Base deve receber 1.149 alunos de instituições conveniadas


28/02/2019 - 18h07

Quantitativo é referente ao primeiro semestre de 2019

O Hospital de Base, gerido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), pretende receber 1.149 estagiários, de diversos cursos técnicos e de graduação, por intermédio de instituições de ensino conveniadas, apenas neste primeiro semestre de 2019.

Até agora, nos dois primeiros meses do ano, a unidade já realizou 10 Oficinas de Integração de Estágios Curriculares para receber 382 estudantes, oriundos de 13 instituições conveniadas.

“O Hospital de Base é certificado como Hospital de Ensino, um selo de qualidade fornecido pelos ministérios da Saúde e Educação em razão da excelência das atividades”, informou o gerente da Escola-Base de Saúde Pública do IGESDF, Laércio Luz.

Segundo ele, as oficinas possibilitam o acolhimento dos estagiários e professores orientadores, bem como a apropriação de novos conhecimentos e das normativas adotadas pelo IGESDF.  “Essa integração acontece antes de os estudantes entrarem nos cenários para o desenvolvimento das atividades”, complementou.

Atualmente, o Base recebe estudantes dos cursos de fisioterapia, medicina, nutrição, farmácia, enfermagem, psicologia, odontologia e biomedicina, além de estudantes de cursos técnicos.

CONHECIMENTO – A programação das Oficinas de Integração de Estágios Curriculares conta com a participação de seis áreas técnicas do hospital. São elas: Escola-Base de Saúde Pública, Desenvolvimento Humano, Educação Permanente, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, ‘Compliance’, Assessoria de Comunicação e Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar.

Entre as temáticas estão: noções e normativas de estágio, normativas do  IGESDF,  segurança do paciente e controle de descarte de resíduos, prevenção a acidentes de trabalho e sinistros com perfurocortantes, normativas do ‘compliance’, uso das mídias sociais no ambiente hospitalar, higienização das mãos e uso de equipamento de proteção individual.

Texto: Ailane Silva/IGESDF

Foto: Lúcio Távora/IGESDF