Hospital de Santa Maria comemora 11 anos com avanços e gestão do Iges-DF


26/04/2019 - 19h15

Reativação de leitos de UTI, Pediatria e Ortopedia foram algumas das melhorias

Completando 11 anos na próxima segunda-feira (29), o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), que está passando para gerência do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), comemora a data com muitos progressos alcançados nos primeiros meses deste ano.

O superintendente de Assistência à Saúde do HRSM, Fabiano Duarte Dutra, destaca que o conjunto de melhorias dos 100 dias do novo governo envolveu a reativação de três leitos de UTI Neonatal, cinco leitos na Pediatria e cinco leitos na Ortopedia, entre outas ações.

“No primeiro trimestre deste ano, os investimentos no HRSM foram de R$ 230.816,00 e as mudanças são visíveis: realizamos a manutenção de 14 camas elétricas, cinco detectores fetais e cinco incubadoras e berços aquecidos; avaliação dos equipamentos de banco de leite e UTI Neonatal; reparo de três monitores multiparamétricos, três focos cirúrgicos de teto, dois focos móveis, três mesas cirúrgicas e três banhos-maria do Banco de Leite”, enumera.

Além disso, o superintendente destaca que no processo de implantação da nova gestão, o HRSM teve aporte do Iges para o abastecimento de insumos e medicamentos e disponibilização de 12 cadeiras de rodas para banho.

“Estamos levantando todo o estoque da Farmácia para avaliarmos o que tem risco de acabar, em curto, médio e longo prazo e já iniciar o processo de compra através do Instituto. Também, já pelo modelo do Iges-DF, estamos realizando os processos seletivos, quase todos já na fase das entrevistas, para contratar os recursos humanos e qualificarmos ainda mais o nosso Hospital”, destaca Fabiano.

Para o diretor-presidente do Iges-DF, Francisco Araújo, essa data é um marco importante para o Hospital e toda comunidade assistida por esta unidade.

“Nossa responsabilidade é muito grande, mas temos a certeza que com o modelo de gestão que estamos implantando, melhoraremos a qualidade do atendimento à população e as condições de trabalho da nossa equipe. O foco sempre será as pessoas, sejam elas usuários ou funcionários”, enfatiza.

O Hospital Regional de Santa Maria – Com uma área de 43 mil metros quadrados, o Hospital, inaugurado em 2008, está passando por reformas pontuais na sua estrutura, para melhor atender as regiões administrativas de Santa Maria e Gama, além das cidades de Novo Gama, Valparaíso, Cristalina, Luziânia e Santo Antônio do Descoberto, no estado de Goiás.

 

Texto: Leilane Oliveira/Iges-DF

Foto: Lúcio Távora/Iges-DF