Ibaneis quer expandir modelo do IHB para todos os hospitais do DF


08/01/2019 - 16h04

Apesar de ter batido duramente na criação do Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (IHBDF) na campanha eleitoral, em 2018, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que pretende expandir o modelo para todos as unidades de saúde da cidade. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (7/1), durante a assinatura do decreto que estabelece o estado de emergência na Saúde.

“Critiquei muito, mas era sobre a falta de transparência dele. Pedi ao [ex-governador Rodrigo] Rollemberg que me explicasse, mas o modelo é de excelência e tem de se estender a todos os hospitais”, afirmou. Ibaneis alegou que haverá transparência nas contas públicas, na contratação e nas compras. Segundo o chefe do Palácio do Buriti, a ideia é verticalizar rapidamente o formato de gestão. “Não podemos ter ilhas de excelência na Saúde. O instituto tem um modelo muito bom, principalmente no que diz respeito à gestão de pessoas e cirurgias. Ele vai ser estendido desde o atendimento mais básico até o último”, garantiu.

Em 18 de dezembro de 2018, o emedebista havia dito que, se não acabasse com o atual modelo de gestão do IHBDF, iria mudar “totalmente” a forma como são contratadas pessoas e realizadas compras. “Dessa maneira não vai poder permanecer”, declarou, na época.

Testemunhos
Paciente do Instituo Hospital de Base, Sebastiana Maria Lacerda, 64 anos, acredita que a expansão do modelo melhorará a situação das unidades. “Pelo menos o atendimento de médicos, secretários e seguranças está melhor. Espero que continue assim, pois há pessoas morrendo nas filas dos hospitais”, comentou.

Fonte: Metrópoles