Iges-DF realiza simpósio com foco na segurança do paciente


25/04/2019 - 19h15

Objetivo é elevar a qualificação dos profissionais, refletindo na melhoria da qualidade do cuidado prestado

Aproximadamente 120 colaboradores do Hospital de Base participaram do I Simpósio de Segurança do Paciente realizado, nesta quinta-feira (25), no Hospital de Base. Com o tema “Segurança do Paciente: Responsabilidade de Todos”, o evento foi promovido pelo Núcleo de Qualidade de Segurança do Paciente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), com apoio da Gerência de Qualidade e Inovação em Práticas.
O evento serviu para conscientizar profissionais de saúde, gestores, órgãos governamentais, pacientes, educadores e sociedade civil da necessidade da implementação das práticas de segurança nos serviços de saúde, visando à minimização de riscos e danos ao paciente.
Conforme explica a enfermeira do Núcleo de Qualidade, Bianca Gonçalves de Almeida Pereira, a ação tem relação com o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) criado pelo Ministério da Saúde com a intenção de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todo o território nacional.
“Decidimos organizar um evento para marcar o mês em que se promove a segurança do paciente. Agora, temos a intenção de realizá-lo anualmente para continuar fortalecendo essa cultura de cuidados, não só no âmbito assistencial, mas também no campo administrativo”, destacou, ao dizer que a decisão surgiu após constatar o sucesso do simpósio.

Durante o evento, profissionais reconhecidos na área no cenário brasiliense palestraram e, posteriormente, debateram o tema com os participantes.
O diretor-presidente do Iges-DF, Francisco Araújo, reiterou o compromisso da gestão com os protocolos e práticas que visam à preservação e recuperação da saúde de todos que chegam ao Instituto.
“Sabemos a responsabilidade que cada um de nós tem, porque atuamos em um lugar que recebe pessoas vulneráveis. Por isso, ficamos felizes de poder promover o Simpósio com esse tema tão pertinente e endossamos essas iniciativas dentro do Instituto, principalmente, pela importância que o Hospital de Base tem no contexto da vida social e dinâmica no Distrito Federal”, destacou o diretor-presidente.

 

Texto: Leilane Oliveira/Iges-DF

Fotos: Davidyson Damasceno/Iges-DF