IGESDF consegue habilitação de 31 leitos de UTI no Hospital de Base


13/03/2020 - 19h12

Serão repassados, anualmente, R$ 4,3 milhões de recursos do Governo Federal para investimento em saúde no DF

O Ministério da Saúde considerou como habilitados o funcionamento de 31 leitos do Hospital de Base, sendo 25 leitos de UTI Tipo II Adulto e 6 leitos de UTI Tipo II Pediátrica. Com isso, o governo federal reconhece o funcionamento qualitativo de leitos de UTI e vai repassar anualmente R$ 4,3 milhões para a Secretaria de Saúde do DF, em parcelas mensais. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (12/3).

O diretor-presidente do IGESDF comemorou a habilitação dos leitos e lembrou que “isso só foi possível porque foram feitos investimentos para recomposição de recursos humanos, criado o Núcleo de Habilitação, que é coordenado pela Gerência de Qualidade e Risco, realizadas adequações nas estruturas físicas e reabastecido de insumos o Hospital de Base”.

Esses recursos, oriundos do Fundo Nacional de Saúde, serão transferidos em parcelas mensais para a Secretaria de Saúde e poderão ser aplicados em diversos investimentos da área de saúde do DF. “Nós já estávamos com os leitos em funcionamento, ou seja, já tínhamos o custo. Agora, eles serão pagos pelo governo federal e esses recursos são de fundamental importância”, ressaltou o superintendente do Hospital de Base, Antônio Bonaparte.

Segundo o superintendente, os recursos começam a ser repassados a partir de abril e vai permitir que o IGESDF possa solicitar ampliação do valor mensal repassado pela SES para o instituo, o que possibilitará mais investimentos em estruturas.

Para que fosse alcançada a habilitação, os leitos passaram pela avaliação de técnicos da própria Secretaria de Saúde, da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde. Dos 31 leitos habilitados, 25 são da UTI Adulto e seis da UTI Pediátrica.

O Núcleo de Habilitação, coordenado pela Gerência de Qualidade e Risco, conta com pessoal específico para o monitoramento das habilitações e recebe também apoio do Compliance.

HOSPITAL DE BASE – No Hospital de Base, há 76 leitos de UTI em funcionamento. Todos são geridos pelo Complexo Regulador da Secretaria de Saúde, sendo o cuidado ao paciente e manutenção de responsabilidade do IGESDF.

Os leitos são assim divididos: 20 da UTI Cirúrgica, 20 de Trauma, oito de UTI Coronariana, oito UTI Adulto Geral e 20 da UTI Pediátrica – neste caso, houve uma ampliação de 12 para 20, após a transferência da UTI Pediátrica do Hospital de Santa Maria para o Base, em 2019.

 

Texto: Ailane Silva/IGESDF

Fotos: Davidyson Damasceno/IGESDF