Melhorar decisões, qualificar a gestão e tornar a assistência mais eficiente. Esses foram alguns dos temas debatidos pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) durante mais um encontro do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), realizado nesta quarta-feira (13). A formação reuniu gestores e assessores para discutir como o uso de dados e a análise de informações podem contribuir para o planejamento institucional e para a melhoria dos serviços prestados nas unidades de saúde.
O encontro ocorreu no auditório da Secretaria de Educação do Distrito Federal e integra a programação da 5ª edição do PDL, iniciativa desenvolvida pela Superintendência de Pessoas, por meio do Núcleo de Cultura, Desenvolvimento e Comunicação Interna (NUCDC). A atividade abordou temas ligados ao monitoramento de resultados, planejamento institucional e integração entre diferentes áreas da gestão.

Um dos destaques da programação foi a palestra do subsecretário de Planejamento em Saúde do Distrito Federal, Rodrigo Vidal, que falou sobre a importância da integração entre diferentes setores para garantir o funcionamento adequado dos serviços de saúde.
“Nenhuma área funciona isoladamente. Uma falha mínima na logística ou na tecnologia da informação pode impactar diretamente a assistência. Precisamos entender os cenários de forma integrada e nos enxergar como parte da solução”, frisa.
Durante a programação, o assessor da Coordenação de Planejamento Estratégico do IgesDF, Túlio Cavallini, conduziu debates sobre a importância do acompanhamento de métricas e da responsabilidade compartilhada nos processos institucionais.
Segundo ele, analisar dados exige atenção e alinhamento entre planejamento e tomada de decisão. “A análise do mapeamento de processos precisa ser feita com muito cuidado para que os indicadores realmente representem a realidade e estejam alinhados às tomadas de decisão corretas”, afirma.

O debate também contou com a participação da gerente-geral de Excelência Operacional, Isabel Lima, e da coordenadora de Melhoria Contínua, Bruna Canedo, que compartilharam experiências relacionadas ao planejamento, monitoramento e aperfeiçoamento de processos dentro do Instituto.
Para Isabel, o uso estratégico dessas informações contribui para direcionar melhor as ações institucionais. “Com o planejamento dos indicadores conseguimos definir com os times quais são as melhores estratégias para saber onde queremos chegar e, assim, utilizar indicadores realmente assertivos”, explica.
Já Bruna destacou que o envolvimento das equipes é essencial para alcançar melhorias consistentes nos resultados. “Só existem avanços verdadeiros quando quem está na ponta e executa os processos compreende, junto com os gestores, que os resultados precisam ser constantemente aprimorados”, ressalta.

Participante da formação, o coordenador de Dados e Gestão da Informação do IgesDF, Gleidson Tavares, afirmou que encontros como o PDL contribuem para o amadurecimento das lideranças e ampliam a compreensão sobre o papel dos dados na tomada de decisão.
“São momentos importantes para atualizar conhecimentos, trocar experiências e reforçar que os indicadores não servem apenas para monitorar números, mas para orientar decisões que impactam diretamente a qualidade da assistência”, pontua.
A programação do PDL segue nas próximas semanas, com foco no desenvolvimento contínuo das lideranças e na qualificação da gestão nas unidades administradas pelo IgesDF.




