IGESDF não interromperá cirurgias eletivas durante o Carnaval


01/03/2019 - 22h12

IGESDF não interromperá cirurgias eletivas durante o Carnaval

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) manterá a realização de cirurgias eletivas, durante o Carnaval, no Hospital de Base. Para segunda-feira (4), estão previstos 21 procedimentos de diversas especialidades, entre elas, trauma, ortopedia e proctologia. Já o planejamento para quarta-feira (6) está sendo finalizado.

“Nossas equipes trabalharão normalmente para realizar as cirurgias agendadas. Faz parte da política do IGESDF não parar de fazer os procedimentos”, enfatizou a chefe da Unidade do Centro Cirúrgico, Patrícia Peres, ao informar que é a segunda vez em que é feita essa determinação durante as festividades carnavalescas.

A chefe informou que, além dessa medida adotada após a transformação do modelo de gestão, o Hospital de Base passou a destinar quatro salas de cirurgia para operações de urgência e emergência durante feriados, quando há maior probabilidade de ocorrência de traumas.

“Com isso, temos mais capacidade de resolução, caso aumente a demanda”, disse.

O diretor Clínico do IGESDF, Júlio César Ferreira, esclareceu que o Hospital de Base é uma unidade que atende casos de maior gravidade. “Por isso, durante o Carnaval, essa é a unidade referenciada para traumas de média e alta complexidade no Distrito Federal”.

“O centro de trauma do Hospital de Base destina-se a atender casos como traumatismos encefálicos e infarto. Nos casos simples, a orientação é que a população procure os hospitais regionais”, finalizou o diretor de Atenção a Saúde, Rodrigo Caselli.

Texto: IGESDF