SALVAR VIDAS É O NOSSO COMPROMISSO.

IHB realiza procedimento inovador para tratamento de aneurisma cerebral. A cirurgia com uso de stent endovascular foi a primeira realizada no DF

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Instituto Hospital de Base (IHB) realizou um procedimento inédito em Brasília, para tratamento de aneurisma cerebral, utilizando o “Stent Surpass” endovascular. Esta tecnologia foi lançada recentemente no país e é considerada a mais moderna do mundo, na atualidade.O Instituto Hospital de Base (IHB) realizou um procedimento inédito em Brasília, para tratamento de aneurisma cerebral, utilizando o “Stent Surpass” endovascular. Esta tecnologia foi lançada recentemente no país e é considerada a mais moderna do mundo, na atualidade. A operação minimamente invasiva e inovadora, com duração de apenas 1 hora, permite que o paciente evolua e tenha alta em menos de 48 horas.
O caso em questão era um grande aneurisma localizado em um segmento cerebral chamado cavernoso, que comprometia todos os pares cranianos que passam pela região.  Segundo o neurocirurgião com formação em neurointervenção do IHB, doutor Eduardo Waihrich, o aneurismaera impossível de ser tratado por via cirúrgica aberta, que dura de 3 a 5 horas. “A única possibilidade era um procedimento via endovascular, para colocação de um stent de fluxo, considerado mais seguro e com maior taxa de sucesso, em um prazo de até 1 hora”, explicou o médico.

A cirurgia aberta de aneurisma cerebral tem uma taxa de complicação de 4%, enquanto que o novo método possui taxa de complicação de 1%, chegando a 0,8% em alguns casos. Por ser uma operação pouco invasiva, com menor manipulação cerebral do paciente e menor incisão cirúrgica, permite uma reabilitação muito mais rápida, com alta em até dois dias e completamente assintomática.

Para garantir o sucesso do procedimento, o também neurocirurgião com formação em neurointervenção de Belo Horizonte, doutor Marco Túlio Rezende, foi convidado a integrar a equipe médica do IHB. O “Stent Surpass”, material de ponta usado na operação, foi doado pela empresa “Stryker Neurovascular International” à Unidade de Neurocirurgia do instituto.

Atendimento à imprensa
Ascom/Iges-DF
(61) 3550-8810
imprensa@igesdf.org.br

Leia Também:

Compartilhe esta notícia pelo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72