Médicos e residentes da área de nefrologia do IHB se apresentam no XXIX Congresso Brasileiro de Nefrologia


01/11/2018 - 10h52

Residentes e egressos do Programa de Residência de Enfermagem em Nefrologia do Instituto Hospital de Base (IHB), e médicos residentes do Programa de Residência Médica em Nefrologia participaram, em setembro, do XXIX Congresso Brasileiro de Nefrologia, no Rio de Janeiro (RJ), organizado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Nefrologia (SOBEN), para um público de aproximadamente 2 mil pessoas.

A equipe do IHB apresentou pôster eletrônico com relatos de caso sobre os seguintes temas: “Doente Renal Crônico com Peritonite Esclerosante Encapsulante Secundária à Diálise Peritoneal”, “Desafios na Terapêutica da Doença de Depósito Denso” e “Distúrbio Mineral e Ósseo da Doença Renal Crônica em Paciente com Intoxicação por Alumínio”. Destacou-se ainda o trabalho de pesquisa intitulado “Cateter para Hemodiálise – Análise de Complicações Locais e Sistêmicas em Pacientes Dialíticos em uma Unidade de Nefrologia do Distrito Federal”.
O projeto foi desenvolvido na Unidade de Nefrologia do IHB, pelos enfermeiros Johannes Abreu de Oliveira, especialista em nefrologia pelo Programa de Residência de Enfermagem em Nefrologia da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), e Lucyana Bertoso de Vasconcelos Freire, enfermeira nefrologista e tutora do Programa de Residência de Enfermagem em Nefrologia da SES-DF.

Os médicos residentes Jassonio Mendonça Leite e Cícero Marcolino da Silva Júnior apresentaram os demais trabalhos de pesquisa, relatando casos de pacientes atendidos no instituto, com a supervisão de médicos do corpo clínico, evidenciando a complexidade das situações vigentes no ambiente hospitalar.
Segundo a supervisora da Residência Médica em Nefrologia, Dra. Karime da Veiga Jardim Pacheco, “esses desafios contribuem para a formação e aperfeiçoamento de profissionais especializados. Além disso, as produções científicas aumentam a experiência e o conhecimento dos estudantes, impactando diretamente no atendimento ao usuário”, declara a médica.

Como ex-residente da quinta turma de enfermagem em nefrologia do IHB, Johannes de Oliveira ressalta os pontos fortes e a importância do curso para a formação de novos especialistas na área: “temos acesso a variados casos clínicos e situações incomuns, contando com um grande número de pacientes submetidos à hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal, que servem como treinamento para situações inusitadas, e que trazem um grande potencial na formação de especialistas nesta área”, ressaltou o profissional.