Núcleo de Nutrição participa de debate no Dia de Combate à Desnutrição


07/06/2019 - 17h48

Profissionais debateram avanços e desafios da área –

 

Na última quinta-feira (05), representantes do Núcleo de Nutrição do Hospital de Base (HB) participaram da segunda edição do Fórum de Discussão de Combate à Desnutrição Hospitalar promovido pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (Braspen).
O médico nutrólogo, Leandro Marques, foi um dos palestrantes e a chefe do Núcleo de Nutrição e Dietética (NND) do Hospital de Base (HB), Ana Cristina Faria Margoto, e o nutricionista, Guilherme Duprat, fizeram parte da equipe de debate.
Um ex-paciente do Base, que passou seis meses internado – entre UTI e enfermaria, esteve nos painéis de discussão. O paciente foi o terceiro caso de Botulismo no Distrito Federal este ano, segundo a equipe.
Conforme destaca Ana Margoto, um dos objetivos estratégicos do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) é a desospitalização, e, para que isso aconteça, a nutrição adequada é uma das peças fundamentais.
“Um paciente nutrido corretamente, é desospitalizado mais rápido e tem menos chance de retorno. Pensando nisso, temos desenvolvido várias ações com esse objetivo e, podemos dizer que até o momento, estamos avançando de forma bastante satisfatória nesse sentido”, avaliou Ana, destacando o esforço da gestão na implantação de sistemas para acompanhamento de indicadores e criação de projetos que tenham impacto real.
O diretor-presidente do IGESDF, Francisco Araújo, destaca que a desnutrição atinge 60% dos pacientes internados em hospitais.
“Isso aumenta três vezes o tempo de internação e quatro vezes o risco de lesão por pressão. O papel do IGESDF nessa luta é reabilitar o paciente e promover qualidade de vida”, salienta o presidente Francisco.

 

Texto: Leilane Oliveira/IGESDF

Foto: Núcleo de Nutrição e Dietética/IGESDF