Nutrição do Hospital de Base conta com equipe multidisciplinar


26/04/2019 - 19h11

Investimentos proporcionam melhora na produção de dietas e evoluções clínicas

Nos últimos meses, o Hospital de Base (HB), sob administração do Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (Iges-DF), tem trabalhado de forma intensa para garantir atendimento de qualidade. Exemplo disso, é a formação da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN), que objetiva minimizar os efeitos danosos de um agravamento do estado clínico do paciente.

Conforme informa a Chefe do Núcleo de Nutrição e Dietética (NND), Ana Margoto, essa equipe tem auxiliado na reformulação de alguns métodos desenvolvidos no HB para trazer mais segurança aos enfermos.
“Os processos, que envolvem o cuidado ao paciente por meio da alimentação, estão sendo revistos, principalmente ao que se refere à produção da dieta oral. Além disso, para garantir o controle de contaminação nas dietas enterais, estamos migrando de um sistema aberto de produção para um sistema fechado, onde se evita a manipulação dos produtos que chegam ao paciente, diminuindo as chances de contaminação cruzada e o envio de um produto potencialmente letal ao paciente internado”, explica.

A nutricionista avalia que todas as ações já evidenciam, nos laudos mensais de análise microbiológica, os bons resultados que os investimentos feitos pelo Iges-DF têm gerado.
“Tanto à legislação, que preconiza certos procedimentos, quanto as determinações do novo modelo de gestão do Hospital de Base, estão sendo atendidos. E, ao longo do tempo, percebemos que toda a cadeia de atendimento tem evoluído junto e de forma bastante positiva”, comemora.

Ana afirma que as melhorias no padrão de atendimento terão continuidade, para isso, treinamentos serão oferecidos no HB.

“Para manter a equipe atualizada e permitir que outros profissionais obtenham o conhecimento necessário no manejo nutricional, o NND já planejou treinamentos anuais sobre o assunto, assim como a campanha “Diga Não à Desnutrição”, ambos desenvolvidos e ministrados pela EMTN, e que deverão acontecer em horários diversos para alcançar toda a equipe multiprofissional do hospital”, salienta.

A EMTN – Sob coordenação clínica do Nutrólogo, Leandro Marques de Mendonça Telles, o grupo é composto também pelos nutricionistas especializados em terapia nutricional, Guilherme Duprat e Fernanda Cintra, pela farmacêutica Nathália Lobão e enfermeira Layane Cristine da Silva Sousa. A equipe está disponível para atuar em conjunto com médicos, fisioterapeutas, psicólogos e fonoaudiólogos, além das nutricionistas clínicas e líderes dos andares, para atender todos os internados e monitorar portadores de risco nutricional e/ou desnutrição.

 

Texto: Leilane Oliveira/Iges-DF

Foto: Lúcio Távora/Iges-DF