Parceria entre HB e Hospital Moinhos de Vento traz mais segurança para o paciente


04/07/2019 - 12h08

Programa visa redução de infecções nas Unidades de Terapia Intensiva –

O Hospital de Base (HB) recebeu, nessa quarta-feira (03), a equipe do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS) para avaliação da evolução do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Base.

O HB é um dos 119 hospitais do Brasil que fazem parte desse programa do Ministério da Saúde (MS), que tem como foco diminuir o número das três principais infecções que existem em UTIs: pneumonia, infecção urinária e infecção associada a cateter venoso central.

Segundo a chefe do Núcleo de Saúde Funcional do HB, Ludmilla Figueiredo, o Hospital de Base já bateu a meta proposta pelo MS em duas das três infecções e está próximo de também bater a meta na terceira infecção.

“O bom resultado é graças ao trabalho árduo da equipe. Os benefícios são, sobretudo, para o paciente, que pode contar com uma UTI mais segura, levando à redução de complicações e de mortalidade. Além disso, os profissionais ficam ainda mais capacitados e a assistência,  muito mais humanizada. Fora os custos do hospital, que ficam menores”, salienta.

Durante a visita, a equipe do Hospital Moinhos de Vento elogiou muito as ações do Hospital de Base e os resultados alcançados.

Segundo o superintendente de Atenção à Saúde do Hospital de Base, Antônio Bonaparte, a direção do HB atua como facilitadora dos processos, motivando as equipes a agir dentro do que é preconizado pelo MS.

“A parceira do Moinhos de Vento trouxe melhorias nos processos de trabalho. Com isso, os pacientes têm ganhado com menos infecções, e o Hospital de Base se beneficia tendo custos reduzidos, diminuição de complicações e também da taxa de mortalidade”, destaca.

Texto: Leilane Oliveira/IGESDF

Foto: Davidyson Damasceno/IGESDF