Páscoa é comemorada com produção de cartões e distribuição de ovos no Base


22/04/2019 - 19h20

Atividades foram promovidas na Nefrologia e Oncologia

A distribuição de ovos de Páscoa, confeccionados e embalados pelos colaboradores da Unidade de Nefrologia, foi uma das atividades que proporcionou momentos de alegria para o grupo de aproximadamente 80 pacientes do setor, que foram presenteados.
A ideia foi de sair da rotina hospitalar nessa data especial, conforme explica a enfermeira que atua no setor, Carolina Alves.
“Nossos pacientes acabam se tornando um pedaço de nossas famílias, já que o contato com eles é frequente. Então, essa é uma maneira de oferecer um carinho, uma palavra amiga, que vai para além do atendimento que toda a equipe já presta diariamente”, destacou.
Carolina conta que a ação foi encabeçada de forma voluntária por ela, com auxílio da assistente administrativa, Wlliane Magna, e da enfermeira, Ana Carolina Teixeira, além do apoio do Serviço Auxiliar de Voluntários (SAV), que participou com apresentação musical.


Na Unidade de Oncologia, onde foram confeccionados cartões pelos pacientes e houve entrega de doces, não foi diferente. A alegria também invadiu o espaço e a Terapeuta Ocupacional, Maria Luiza Andrade, comemorou.
“Essa é a primeira atividade que o grupo multidisciplinar propõe aqui no andar e estamos bastante satisfeitos com os resultados. Os pacientes aderiram à ideia e trazer o contexto extra-hospitalar aqui para dentro surtiu bons resultados”, salientou.
Segundo Maria Luiza, retirar os pacientes dos leitos de forma lúdica auxilia nos tratamentos, proporciona mais autonomia e melhora a funcionalidade das atividades, mesmo para os acamados, para quem a proposta é adaptada.
“A integração social entre os pacientes é facilitada e isso só traz benefícios. Por isso, nossa intenção é de propor, mensalmente, situações assim. Vamos incrementar as atuações e procurar trazer as datas comemorativas às propostas”, concluiu.
O bom resultado da iniciativa é descrito pelo paciente em tratamento na Oncologia, Olival Silva Santos, de 63 anos, que participou da ação com sua esposa Valdenise.
“Senti-me voltando aos tempos de criança, e esse sentimento é muito bom. Todo mundo interagindo é um alento. Foi muito emocionante esse carinho e surpreendeu a todos”, avaliou Olival.

 

Texto: Leilane Oliveira/Iges-DF

Fotos: Davidyson Damasceno/Iges-DF