SALVAR VIDAS É O NOSSO COMPROMISSO.

Por que se vacinar?

Por que se vacinar?
Logo IGESDF-03

Por que

se vacinar?

O debate sobre a necessidade de vacinação contra a covid-19 ganhou proporções nunca antes vistas no Brasil. Ao ponto de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter de se manifestar sobre a obrigatoriedade ou não da vacinação. Em 17 de dezembro de 2020, por dez votos a um, os ministros decidiram que a vacina contra a covid-19 é, sim, obrigatória. Além disso, avalizaram que estados, DF e municípios têm autonomia para estabelecer regras para a imunização.

Mas por que o STF teve de se manifestar? Porque um movimento antivacina ganhou as redes sociais, espalhando informações falsas sobre os efeitos das vacinas. Entre as chamadas fake news estava a de que o imunizante cuja plataforma usa o RNA (da Pfizer/BioNtech e da Moderna) pode mudar o material genético do ser humano, provocando mutações. “Não existe isso. É uma grande mentira. Temos de confiar na ciência e nas pessoas que falam a verdade”, alerta o infectologista Julival Ribeiro, coordenador do Núcleo de Controle de Infecção do Hospital de Base, unidade administrada pelo Iges-DF.

DF vacina os primeiros profissionais de saúde contra a Covid-19

De acordo com Ribeiro, que também é membro da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), vacinar é importante porque não há outro caminho para conter o avanço da covid-19. “Hoje, apesar de alguns dizerem que existe tratamento precoce, não existe. Nenhum antiviral no mundo é capaz de conter esse vírus”, enfatiza. “A única arma para tentar conter o problema é a vacina, conjuntamente com as medidas preventivas.”

É importante lembrar: Quem tomar a primeira dose de uma vacina não poderá tomar a segunda dose de outra fabricante. Para organizar essa logística, o acompanhamento será feito via sistema eletrônico, por número de CPF, além do registro no cartão de vacinação.

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72