Os primeiros 100 dias da gestão liderada pelo diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, foram marcados por avanços significativos que prometem uma melhoria na saúde pública da região. A nova gestão pôs em prática um pacote de medidas que coloca o paciente em primeiro lugar e busca aprimorar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados.
Foco no Paciente: Agilidade e Conforto
Priorizando o bem-estar dos pacientes, a nova gestão vem promovendo esforços para garantir um atendimento ágil e confortável. Investimentos em abertura de 21 novos leitos, aquisição de equipamentos modernos, como o tomógrafo de última geração no Hospital de Base, possibilitam diagnósticos mais precisos e rápidos. Além disso, o Hospital de Base recebeu o certificado de excelência para a UTI Cirúrgica e foi integrado à rede pública de serviços na Linha de Cuidados da Doença Renal Crônica, expandindo a oferta de tratamentos médicos.
Outra iniciativa inovadora foi o lançamento do Portal de Exames Online IgesDF, permitindo que os pacientes acessem, de forma rápida e confortável, os resultados dos exames laboratoriais diretamente em seus celulares.
Responsabilidade e Transparência
A nova gestão se destaca pela transparência em suas ações, divulgando, pela primeira vez na história do instituto, o Relatório Anual de Atividades à Câmara Legislativa do Distrito Federal. O Núcleo de Melhoria Contínua de Processos possibilita maior eficiência na gestão do IgesDF o que reflete em entregas mais ágeis e com alta qualidade.
Foco na Qualidade e Segurança
Aprimorar a qualidade e a segurança dos serviços de saúde foi uma prioridade para a nova gestão. Profissionais das 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) receberam capacitação especializada para combater a infecção hospitalar, garantindo um ambiente mais seguro para pacientes e equipe médica.
Além disso, o IgesDF é pioneiro na região Centro-Oeste ao implementar a rastreabilidade de medicamentos, garantindo maior controle e transparência. A criação do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente e a governança clínica foram essenciais para alcançar resultados eficazes a curto prazo.
Eficácia Baseada em Pesquisa
A tomada de decisões no IgesDF agora é embasada em pesquisas, graças à implementação de Business Intelligence (BIs) de atendimento. Isso possibilitou um conhecimento mais aprofundado das necessidades dos pacientes e direcionou as ações de forma mais assertiva.
Colaboração e Trabalho em Equipe
A nova gestão estabeleceu parcerias sólidas com a Secretaria de Saúde do DF e o Governo do Distrito Federal, buscando trabalhar em conjunto para o bem-estar da população. As vistorias 360.º nas unidades hospitalares foram realizadas como parte desse esforço colaborativo em busca de resultados mais eficientes.
Educação e Treinamento Contínuos
Investimentos significativos em capacitação e treinamento foram realizados para atualizar e aprimorar as habilidades dos profissionais do IgesDF. Oficinas de gestão estratégica na saúde, workshops de novas tecnologias para melhoria de controles de gestão e a capacitação de multiplicadores do programa de Compliance foram algumas das iniciativas promovidas.
Avaliação Constante, Feedback e Aprendizado
Acreditando na importância da avaliação contínua, feedback e aprendizado, a nova gestão do IgesDF estruturou seu plano de trabalho em projetos e resultados. Ferramentas de monitoramento foram instaladas para garantir a execução eficaz dos planos de ação, proporcionando um atendimento cada vez mais eficiente à população.
Dr. Juracy, compareceu à Câmara Legislativa do Distrito Federal para homenagear e reconhecer o trabalho árduo e inspirador realizado por toda a equipe do Instituto.
Conforme o presidente, o IgesDF já conquistou importantes marco, e mostra-se preparado para enfrentar novos desafios em prol da saúde e bem-estar dos cidadãos do Distrito Federal. “Os primeiros 100 dias de nossa gestão foram fundamentais para lançarmos as bases de uma verdadeira transformação na saúde do Distrito Federal. Priorizamos o paciente, buscamos a transparência e aprimoramos nossos serviços com base em pesquisas e evidências. Essa jornada é apenas o início de um compromisso sólido com a saúde e o bem-estar da população. Estamos determinados a continuar avançando, enfrentando os desafios e construindo um futuro promissor para todos os cidadãos,” conclui Dr. Juracy.
Quem é Juracy Jr.
Juracy Cavalcante Lacerda Júnior assumiu, em abril deste ano, a função de diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (IgesDF).
Médico por formação, Juracy, 38 anos, falou de sua opção para atuar no comando da saúde. “Na gestão podemos, com nossas ações, alcançar muitos mais pacientes”, ressaltou.
“Minha disponibilidade em assumir a presidência do IgesDF perpassa por sensibilização em poder contribuir para a melhoria da assistência à população do Distrito Federal, ao compromisso com o juramento que fiz e à humildade em aprender ainda mais”, finalizou o médico.
Atualmente, o IgesDF administra o Hospital de Base, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e as 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Distrito Federal.