Em uma reunião histórica realizada hoje (23), representantes do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), da Secretaria de Saúde do DF (SESDF) e da Controladoria Geral do DF uniram forças em busca de um objetivo comum: fortalecer a cooperação, compartilhar estratégias e promover um discurso unificado para enfrentar os desafios do sistema de saúde local.
O encontro, que reuniu líderes de destaque, marcou uma etapa significativa para a saúde no Distrito Federal. Como destaca o presidente do IgesDF, Juracy Lacerda Cavalcante Jr., “Essa reunião é de extrema importância para ajustes. Hoje, com nosso contrato de gestão, nós temos metas, e é vital compreender todo o ecossistema para solucionar os problemas apontados nos relatórios de auditoria. O diálogo constante é fundamental para uma comunicação efetiva e resolução eficiente.”
A perspectiva da Controladoria Geral do DF também foi ressaltada pelo Controlador Geral, Daniel Lima, que afirmou: “A proximidade entre a Controladoria, a Secretaria de Saúde e o Iges é de extrema importância. Unir esforços para conquistar resultados é nosso foco principal. Acredito que uma parceria bem estruturada pode gerar melhorias substanciais nos desafios que foram identificados. Viemos aqui com apontamentos claros para impulsionar melhorias no Iges.”
Nesse sentido, a Subsecretária de Administração Geral da SESDF, Gláucia Maria Menezes Silveira, explicou que a Secretaria de Saúde, vem colaborando estreitamente com o IgesDF e com os órgãos de controle, para aprimorar a gestão dos hospitais que estão sob a administração do instituto. “Estamos empenhados em várias frentes de trabalho, incluindo a revisão do contrato com o Iges, a reavaliação das metas estabelecidas e a análise minuciosa de todos os termos de auditoria. Tudo isso visa garantir uma avaliação criteriosa por parte da Secretaria de Saúde, visando aprimorar a execução e o monitoramento desses processos”, completou.
Sistema SAE WEB
Um dos pontos abordados na reunião foi o uso do sistema SAE WEB, atualmente utilizado pela Controladoria esse sistema ganha ainda mais relevância com a recente adoção pelo IgesDF, com intuito é alinhar os procedimentos e estabelecer uma base sólida para monitorar e direcionar os encaminhamentos das auditorias.
Segundo o controlador Geral do DF, o sistema permite acompanhar detalhadamente cada etapa das auditorias, desde relatórios específicos até recomendações. “A unificação será importante para termos o mesmo discurso, tanto na padronização de relatórios específicos de uma auditoria, quanto nos relatórios preliminares, monitoramento e recomendações”.
Para o presidente do IgesDF a reunião sinaliza um compromisso conjunto em direção a uma abordagem colaborativa e estratégica. “Com o diálogo entre o IgesDF, SESDF e Controladoria do DF, acredito que consigamos ter uma comunicação mais efetiva e sanar os problemas como um todo”.