Nesta quarta-feira, 18 de outubro, o Deputado Jorge Vianna realizou uma Sessão Solene na CLDF para celebrar o Dia do Médico, com ênfase na entrega de 220 moções de louvor em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade.
A solenidade reuniu uma lista de personalidades da área médica e autoridades, destacando-se a presença do Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética, Dr. Raul Canal, e a Secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio. Além disso, o evento contou com a participação do representante do IgesDF, o infectologista e chefe do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital de Base, Dr. Julival Ribeiro.
Entre os homenageados, o presidente da Associação Médica Brasileira, Dr. Ogneve Cosac, e o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional do DF, Dr. Fausto Bermeo. Também presentes estavam o Diretor Executivo do Sindicato dos Médicos do DF, Dr. Alexandre Omena, o Diretor de Inativos e Pensionistas do Sindicato dos Médicos do DF, Dr. Francisco José Rossi, a Dra. Luciana Monte, pediatra e representante do Hospital da Criança de Brasília, e a Dra. Helier Langendorf.
Durante a cerimônia, um minuto de silêncio foi observado em homenagem ao Dr. Roland Montenegro Costa, médico do Hospital de Base. O Dr. Costa, uma referência em cirurgias no Distrito Federal, foi uma das vítimas do acidente de avião que ocorreu na cidade de Barcelos, no interior do Amazonas, em setembro deste ano.
A Dra. Lucilene Florêncio, Secretária de Saúde do DF, reforçou o princípio fundamental da medicina: a vontade de ajudar os outros. Ela ressaltou que a dor do paciente deve sensibilizar a todos, e que os médicos desempenham um papel crucial como o canal por meio do qual os pacientes compartilham suas dores.
O infectologista Dr. Julival Ribeiro, representante do IgesDF, expressou sua gratidão por representar o Dr. Juracy Cavalcante Lacerda Jr., Diretor Presidente do IgesDF, e destacou a importância da união de todos os médicos e médicas em prol da oferta de saúde de qualidade à população do Distrito Federal. Finalizou dizendo: “Parabéns a todos! Que Deus nos abençoes para que possamos cuidar de algo que é tão importante para nossas vidas, a qual é a saúde”.
O Deputado Jorge Vianna, ao encerrar a sessão solene, direcionou suas palavras em relação à polarização política. Ele ressaltou a necessidade de defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), afirmando: “A bandeira que temos que levantar é a bandeira do SUS, independente da classe social. Se você sofrer um acidente e bater a sua Ferrari, será levado pelo SAMU para o melhor hospital referência em trauma do Brasil, que é o Hospital de Base, que é público.”
O evento no auditório da CLDF celebrou não apenas o Dia do Médico, mas também a dedicação e o compromisso desses profissionais em oferecer cuidados de saúde à comunidade do Distrito Federal.