Nos últimos dias de outubro, a capacitação em procedimentos disciplinares continuou a ser ministrada nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de São Sebastião e Sobradinho. Esse processo contínuo visa aprimorar os gestores na atuação disciplinar, garantindo segurança na instrução dos processos e nos atos decisórios, o que resulta na melhoria da qualidade do atendimento da UPA. É importante destacar que outras UPAs já foram beneficiadas por esse programa de capacitação.
O Procedimento Operacional Padrão para Gestores (POP) segue estabelecendo o passo a passo para proceder à apuração de irregularidades praticadas por colaboradores do IgesDF pelos gestores imediatos: “O POP para Gestores funciona como um guia prático, simplificando o Regulamento de Procedimento Disciplinar, fornecendo orientações claras e um caminho a ser seguido em caso de notícia de irregularidades”, explicou Vanessa Tchelzoff, Coordenadora de Corregedoria da Controladoria Interna.
Com a adoção do POP para Gestores, chefias imediatas e equipes têm um guia confiável para apurar os fatos e aplicar medidas consistentes e justas em situações desafiadoras, resultando diretamente em um ambiente de trabalho justo e saudável, e, consequentemente, em um bom atendimento aos pacientes. Além disso, a Corregedoria da Controladoria Interna continua a inovar, utilizando cartazes com QR Codes fixados nas paredes como uma maneira eficaz e acessível de divulgar o Regulamento de Procedimentos Disciplinares a todo o corpo funcional do Instituto. Isso não apenas instrui os gestores, mas também promove uma cultura de transparência e conformidade em todo o ambiente organizacional.
O gerente da UPA de São Sebastião, Marcelo Martins da Cunha Filho, acredita que participar desse programa foi uma experiência enriquecedora. “Aprendi a abordar situações complexas de maneira mais eficaz e justa, acredito que isso terá um impacto direto em nossa equipe e, consequentemente, nos pacientes que atendemos”, acrescentou.
As próximas UPAs a receberem a orientação da Corregedoria incluem Samambaia, Paranoá, Gama e Riacho Fundo II, com datas a serem anunciadas em breve, finalizando a capacitação em todas as Unidades. “Essas capacitações estão impulsionando uma transformação positiva no ambiente de trabalho. Dessa forma, garantimos padronização, transparência e justiça nos processos disciplinares, fortalecendo a integridade e eficiência das operações”, finalizou a Coordenadora de Corregedoria da Controladoria Interna do IgesDF.