Na manhã desta terça-feira (23/01), o auditório do Hospital de Base do DF recebeu o Coren-DF que promoveu uma Sessão Solene de Desagravo Público, em solidariedade aos profissionais de enfermagem que enfrentaram situações de ofensa ao exercício profissional durante o exercício de suas funções.
Conforme a Resolução nº 433/2012 do Cofen, o Desagravo Público é uma ferramenta essencial para coibir ofensas e arbitrariedades dirigidas aos profissionais de enfermagem. A cerimônia contou com a presença da conselheira e relatora do desagravo Coren-DF, Celi Maria da Silva, responsável pela abertura, do secretário e conselheiro, Alberto Cesar, Anilson Francisco, conselheiro e do procurador-geral, Jonathan dos Santos Rodrigues.
A Gerente de enfermagem do HBDF, Tatiane Machado, destacou a importância do ato em sua fala durante a sessão solene. “O Desagravo Público promovido pelo Coren-DF é muito significativo para a equipe de enfermagem. Ao repudiarmos o assédio, estamos construindo um ambiente mais seguro e respeitoso para todos. Esta ação é para zerar, daqui em diante, problemáticas como essa, fortalecendo a categoria e respaldando os profissionais que estão no HBDF exercendo suas atividades com zelo e responsabilidade. Agradeço ao Coren-DF por ampliar nossa voz e reforçar a importância da dignidade e respeito no exercício profissional da enfermagem,” concluiu.
O IgesDF reforça seu compromisso na prevenção e combate ao assédio. O setor de Compliance do IgesDF atua continuamente, a fim de implementar medidas para combater o assédio nas instalações administradas pelo IgesDF, tais como: capacitações, seminários, código de ética, política de combate e prevenção ao assédio, canal de denúncia e outras ações. A instituição reforça seu papel ativo na promoção de um ambiente de trabalho seguro e respeitoso, assegurando que todos os profissionais desfrutem de condições laborais saudáveis, livres de quaisquer formas de comportamento inadequado.
Vale ressaltar que, no ano passado, foi apresentada de forma proativa a Política e a Cartilha dedicadas ao enfrentamento do assédio. Essas iniciativas refletem o comprometimento do IgesDF em criar um ambiente de trabalho que promova a segurança, o respeito e a dignidade para todos os colaboradores. Ao disponibilizar diretrizes claras, reforçam a missão de manter um espaço onde cada profissional se sinta amparado e protegido contra qualquer forma de assédio, contribuindo para a construção de uma cultura organizacional justa e saudável.