Com o objetivo de proporcionar a melhor assistência possível aos pacientes internados com dengue no Hospital Cidade do Sol (HSol), o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) realizou, nesta quinta-feira (15), um treinamento com a equipe de Enfermagem do hospital, inaugurado na última sexta-feira (9).
O treinamento foi focado na notificação de ocorrências e o público-alvo foi toda a equipe de Enfermagem. A capacitação foi realizada pela equipe de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e foi ministrada pelas enfermeiras Daysla Cindy e Roberta Souza, que compartilharam orientações sobre o processo de notificação de não conformidades e a consulta de protocolos assistenciais.
Segundo a gerente geral da Qualidade e Processos, Marina Nogueira, este é um treinamento rotineiro que a equipe da Qualidade já faz em todas as unidades geridas pelo IgesDF.
“A equipe é nova, assim como o hospital. Então, os profissionais de saúde precisam minimizar os riscos no atendimento dos pacientes, esse é o nosso principal objetivo”, explica.
Esse treinamento, em específico, era sobre notificação de ocorrências. Marina salienta que a cultura de notificação é um processo importante para melhoria dos fluxos de trabalho. “Não é sobre pessoas, mas sobre processo. O objetivo não é apontar falhas individuais, mas sim, aprimorar os processos de trabalho para garantir uma assistência mais segura aos pacientes”, destaca.