O auditório do PO 700 recebeu nesta quarta-feira, 06 de março, o encontro anual para os colaboradores sobre o tema de Compliance, Ouvidoria e Transparência e Proteção de Dados do IgesDF. O evento tem como objetivo convocar os profissionais da instituição para a compreensão da importância dos temas tratados por cada uma das áreas e reforçar as normas da empresa.
A abertura do evento contou com a presença do Dr. Caio Valério Falcão, diretor vice-presidente do IgesDF. Ele saudou as equipes e desejou um engrandecedor seminário a todos os presentes. Aproveitou a oportunidade para parabenizar as mulheres pela proximidade do Dia Internacional da Mulher, no próximo 08 de março.
COMPLIANCE E GOVERNANÇA
Cada equipe falou por aproximadamente quarenta minutos. Eduardo Luiz Corrêa, coordenador de Compliance e Governança do IgesDF dissertou sobre a importância do cumprimento das normas, o atendimento às regras e leis aplicáveis ao Instituto por parte de todos.
O Compliance busca consonância com os princípios da empresa, alcançando a ética, a moral, a honestidade e a transparência. “É sobre sempre fazer a coisa certa”, arrematou Corrêa. Ele lembrou a todos a respeito da importância do programa de integridade desenvolvido no IgesDF, e dos agentes de integridade voluntários de cada unidade e sobre como o principal foco esse ano é na Responsabilidade Social.
“Queremos desenvolver ações para conquistar os 17 objetivos propostos pela ONU para o tema”. completou Corrêa, convidando os participantes do seminário para que tragam sugestões para serem usadas na elaboração de ações.
Perguntado sobre quais os principais desafios hoje do compliance na Instituição, Corrêa disse que “hoje já conseguimos desenvolver uma boa base de entendimento sobre o que é o compliance, mas ainda é preciso fortalecer o conhecimento da norma da empresa e fazer com que ela chegue de forma mais fácil ao colaborador, para que ele tenha acesso e possa cumpri-la”.
OUVIDORIA E TRANSPARÊNCIA
Em seguida foi a vez da apresentação da equipe de Ouvidoria e Transparência, que ressaltou o papel da área para a evolução do Instituto. “A Ouvidoria é como um termômetro que se usa para medir a percepção dos beneficiários e uma ferramenta que pode ser usada para se realizar planos de ações baseadas nos relatos recebidos”, afirmou Leonardo Maciel, Coordenador de Transparência e Ouvidoria.
Ele lembrou que a ouvidoria do IgesDF funciona de forma presencial tanto no Hospital de Base quanto no Hospital Regional de Santa Maria, mas pode ser acionada pelo telefone 162 e também pela internet, por meio do site ParticipaDF (https://www.participa.df.gov.br/ ).
Maciel ressaltou ainda que a área recebeu mais de 8 mil manifestações diferentes no ano de 2023, entre reclamações, elogios, sugestões, pedidos de informação, solicitação de providências e denúncias. “Precisamos usar as informações recebidas para extrair os problemas das unidades e transformar em ações que busquem soluções”, afirmou.
“Um evento como esse é de suma importância pois são setores que trabalham de frente ao controle interno e poder fornecer ao colaborador informações sobre seus deveres e direitos é muito agregador”, completou Maciel.
PROTEÇÃO DE DADOS
Para fechar o evento, Bruna Cruz, coordenadora de Governança e Proteção de Dados, falou sobre a Lei Geral de Proteção de Dados e como é importante para cada colaborador conhecer as normas, tanto na vida pessoal quanto no tratamento dos dados internos da própria Instituição.
Segundo Bruna, o desafio é “transformar a cultura das pessoas”. Ela explica: “como a lei de proteção de dados ainda é recente, é preciso realizar ações para fazer com que as pessoas entendam que determinada atividade era feita de uma forma, mas que agora seria mais seguro e interessante elas mudarem de hábitos. É importante mudar periodicamente a senha, não compartilhá-la com o colega e lembrar de bloquear o computador quando deixar a sua mesa”.
Confira o vídeo:
Vídeo: Alessandro Praciano/IgesDF