Na segunda-feira (15), o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) empossou os membros de seu novo conselho fiscal. O colegiado tem a função de fiscalizar, durante dois anos, as atividades do Instituto, aprimorar o desempenho das ações e garantir a conformidade com os deveres legais e estatutários que regem a instituição.
O Conselho Fiscal do IgesDF, tem a seguinte composição:
I – um representante da Secretaria de Estado de Saúde, da equipe do Fundo de Saúde do Distrito Federal;
II – um representante da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal;
III – um representante, indicado pelo Conselho de Saúde do Distrito Federal.
§ 1º Cada membro do Conselho Fiscal terá 1 (um) suplente.
Confira quem são os novos membros do CF:
Segundo o diretor presidente do IgesDF, Dr. Juracy Cavalcante Lacerda Jr., é um marco a formatação do conselho em razão da importância que o colegiado tem para o Instituto, além de ser uma pendência que existia ao longo da existência do Iges. “É de extrema importância para nós e, sobretudo, para a gestão, que busca por excelência, transparência e boas práticas de Governança. A Diretoria Executiva está à disposição neste grande passo, que certamente converge para muitas das ações já efetivas no IgesDF”.
“Entendemos que, com o Conselho Fiscal ativo, certamente conseguiremos cada vez mais afirmar o nosso compromisso com a transparência, integridade e responsabilidade e prestação de contas para órgãos fiscalizadores, em todas as nossas atividades. Neste sentido, encorajamos a participação ativa de todos os membros do conselho fiscal para garantir que as decisões tomadas por este Instituto sejam sólidas e, sobretudo, em benefício da população do Distrito Federal”, reiterou o diretor presidente.
Entenda o Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal tem como principal função garantir que os responsáveis pela administração ajam dentro das regras legais e estatutárias, monitorando de perto suas ações.
Regulamentado pelo Decreto 40.395, de 16 de janeiro de 2020, nos termos da lei 5.889, de 3 de julho de 2017, e pela lei 7.417, de 7 de fevereiro de 2024, regido pelo Estatuto e por seus regulamentos correlacionados. Compete aos conselheiros, dentre suas obrigações, fiscalizar a gestão orçamentária, contábil e patrimonial do IgesDF, compreendendo os atos do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva.
Após a posse dos novos conselheiros, o próximo passo será a escolha de um presidente para o Conselho Fiscal do IgesDF. A data para essa decisão já está marcada: será na próxima terça-feira, 23 de abril. A escolha do presidente eleito, será dentre os membros do conselho, para o período de dois anos.