Nesta sexta-feira (3), ocorreu a posse dos 28 novos membros eleitos para a gestão 2024-2025 da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). A assinatura e entrega de certificados ocorreu no auditório do local. Logo após, foi servido um coffe break para todos os presentes no evento.
O principal objetivo da CIPA é ajudar na prevenção de acidentes dentro do ambiente de trabalho e combater qualquer tipo de assédio, fazendo sempre campanhas educativas para todos os colaboradores se conscientizarem, sempre em conjunto com os Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Hoje, os principais acidentes que ocorrem dentro do HRSM são com objetos perfurocortantes, por isso, as últimas campanhas foram voltadas para esta temática.
“Muitas pessoas saem de casa para trabalhar e não voltam, porque sofrem acidentes de trabalho, adquirem doenças ocupacionais. Então, o objetivo da CIPA em conjunto com o SESMT é neutralizar ou eliminar os riscos e, garantir que estes trabalhadores voltem para casa e para sua família em segurança”, explica a técnica de segurança do trabalho do SESMT, Vitória Guimarães.
O presidente da CIPA indicado pela superintendência do HRSM é o chefe do Núcleo da Central Tática de Resolutividade (CTR), Ronaldo Lima Coutinho, agradece a confiança depositada em seu nome e no seu trabalho desenvolvido dentro do HRSM ao longo dos anos.
“Nesta gestão pretendemos melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho, trazendo mais harmonia e clareza para os colaboradores do Instituto e de todas as empresas terceirizadas. Queremos motivar todos os profissionais para que eles venham trabalhar com vontade, se sintam bem e acolhidos aqui dentro”, destaca.
A vice-presidente da CIPA é a chefe do Núcleo de Mobilidade (NUMOB), Márcia Lemos, eleita com a maioria dos votos dos colaboradores. Ela se sente feliz em receber o reconhecimento de seu trabalho através dos votos dos colegas de trabalho.
“Agradeço a todos que votaram em mim e me escolheram como representante dos trabalhadores. Estou à disposição para lutar junto em busca de melhorias de condições de trabalho, estou aberta para opiniões e sugestões. Prometo dar o melhor de mim para garantir a saúde e segurança dos colaboradores”, afirma.