Ambulatório do HRSM divide pacientes em blocos de horários para atendimentos

Ambulatório do HRSM divide pacientes em blocos de horários para atendimentos

Objetivo é evitar superlotação e reduzir tempo de espera por atendimento médico

Jurana Lopes

O Ambulatório do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) possui uma extensa lista de especialidades médicas e não médicas que fazem atendimento para uma grande demanda de pacientes. Para facilitar o atendimento e a fim de não gerar excesso de pessoas na porta esperando na fila pela consulta já agendada, os atendimentos estão sendo feitos por blocos, ao invés de ordem de chegada.

Os pacientes são orientados no momento dos agendamentos e confirmações de consultas por horários em blocos, sendo divididos em três horários por período: sendo o turno da manhã às 7h, 8h e 9h e o turno da tarde às 13h, 14h e 15h. A separação por blocos visa reduzir a superlotação dentro do Ambulatório e o respeito aos critérios de atendimento preferencial.

Blocos foram criados para reduzir a quantidade de pessoas esperando por atendimento. Fotos: Davidyson Damasceno/IgesDF

“Mesmo com a orientação de que eles só precisam chegar a um desses horários dos blocos, ainda é muito cultural os usuários chegarem muito cedo à unidade. Se os usuários seguirem a orientação e chegarem na hora marcada, os atendimentos preferenciais e prioritários serão melhor distribuídos e reduziremos a problemática de superlotação na unidade de espera desde a recepção até a espera de atendimento médico”, explica a gerente do Ambulatório do HRSM, Raiane Alves.

Os colaboradores responsáveis por recepcionar os pacientes são orientados quanto à necessidade de se observar a prioridade de atendimento aos diversos grupos de pessoas, quais sejam, gestantes, lactantes, pessoas acompanhadas de criança no colo, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência, com obesidade grave ou mórbida, quem se submete a hemodiálise, pessoas com fibromialgia, portadoras de neoplasia maligna, de diabetes, além do grupo de deficiências ocultas.

“Aqui temos alguns problemas porque muitos pacientes com deficiências ocultas chegam sem carteirinha ou laudo e querem prioridade ou até mesmo, só vêm com o passe de vale-transporte especial e quer dar entrada para atendimento e ter prioridade nos atendimentos tanto da recepção quanto nas consultas médicas. Então, elas acham ruim quando explicamos que não podemos colocá-los como prioritários”, informa a gerente.

Pacientes são orientados pelos colaboradores quanto aos atendimentos preferenciais. Fotos: Davidyson Damasceno

Raiane explica que os colaboradores seguem todas as legislações vigentes que tratam sobre os atendimentos prioritários, mas em alguns momentos, acaba sendo complexo decidir qual prioridade será atendida primeiro, pois chegam muitos pacientes acima de 80 anos, com doenças graves, enquanto há gestantes ou crianças com autismo também aguardando por atendimento.

Além dos atendimentos em blocos, a unidade Ambulatorial implantou a agenda virtual visando otimizar a ida do usuário na unidade e sala de regulação ambulatorial. Os agendamentos de retornos e inserções nos sistemas de regulação são realizados imediatamente após as consultas. Os usuários passam na recepção com a solicitação e aguardam em casa a ligação de confirmação do seu retorno conforme a estratificação realizada pelo profissional médico (podendo ser de 7 dias até um ano os retornos e as autorizações via regulação depende do Complexo Regulador Distrito Federal).

“A equipe segue a particularidade e necessidade de cada usuário. Essa iniciativa está ajudando a reduzir as filas na unidade nas madrugadas tanto para consulta como para agendamento de retorno”, destaca.

Especialidades ofertadas

Objetivo é fazer com que o hospital não tenha superlotação com espera de pacientes no ambulatório. Fotos: Davidyson Damasceno/IgesDF

O perfil atendimentos prioritários de maior demanda são nas especialidades de Nefrologia; Endocrinologia; Psiquiatria; Reumatologia; Ortopedia (egresso de pós-operatório e trauma); Ginecologia/Obstetrícia; Proctologia; Pediatria e neonatologia (RN e criança de colo); Pneumologia; Neurologia; Cardiologia; Gastroenterologia; Odontololgia PcD; Programa de Pé Diabético e Polo de Estomia.

Hoje, o Ambulatório do HRSM, possui uma extensa lista de especialidades médicas e não médicas, tais como as especialidades clínicas de Cardiologia (risco cirúrgico); Endocrinologia; Clínica Médica (exclusivo egresso); Infectologia; Nefrologia; Psiquiatria; Reumatologia; Dermatologia; Endocrinologia; Pneumologia (exclusivo egresso); Gastroenterologia; Pediatria/Neonatologia (exclusivo egresso); Hematologia (exclusivo egresso); Neurologia (exclusivo egresso).

HRSM conta com diversas especialidades médicas e não-médicas. Fotos: Davidyson Damasceno/IgesDF

Nas especialidades cirúrgicas são: Cirurgia Geral; Cirurgia Ginecológica; Cirurgia Vascular; Mastologia; Ortopedia Geral e subespecialidade; Doenças Osteometabólicas; Egressos de ortopedia (joelho, mão, ombro, ortopedia pediátrica, quadril); Pré-natal de alto risco; Urologia; Proctologia/Coloproctologia; Cabeça e pescoço (encaminhados do Hospital de Base).

Além das especialidades não médicas ambulatoriais como: Enfermagem; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Terapia ocupacional; Nutrição; Serviço social; Psicologia; Farmácia clínica, Odontologia e técnicos em Imobilização ortopédica.

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