Superintendência do HRSM se reúne com conselheiros de saúde para debater fluxos de atendimentos

Superintendência do HRSM se reúne com conselheiros de saúde para debater fluxos de atendimentos

Centro Obstétrico, prontos-socorros adulto e infantil foram pauta do encontro

Jurana Lopes

Nesta quarta-feira (12), a superintendência do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) recebeu os representantes do Conselho Regional de Saúde de Santa Maria e da Secretaria de Saúde responsáveis pela gestão na Região de Saúde Sul para discutir as medidas adotadas para melhoria dos atendimentos à população. O encontro ocorreu no auditório.

Dentre as pautas debatidas relacionadas ao HRSM estavam o atendimento da classificação de risco dos prontos-socorros adulto, infantil e do Centro Obstétrico, além dos números de partos realizados em 2024 no hospital.

“É sempre bom poder esclarecer com os órgãos de controle social os fluxos de atendimento das nossas portas de emergência. Desde janeiro até ontem, realizamos cerca de 30 mil atendimentos no pronto-socorro adulto. Já na Pediatria, no PS infantil, foram 14.376 atendimentos”, destacou a superintendente do HRSM, Eliane Abreu.

Eliane Abreu, superintendente do HRSM, apresentou dados de atendimentos dos setores debatidos na pauta da reunião. Foto: Divulgação/IgesDF

Com relação aos atendimentos realizados no pronto-socorro infantil, ela enfatizou que o tempo médio de permanência dentro da unidade é de dois dias e cerca de 47% dos atendimentos são de crianças de fora do DF, tendo em vista a falta de Pediatria nos municípios do Entorno Sul.

Referência no atendimento de gestantes de alto risco, o HRSM atende todas as pacientes que chegam até a unidade, mesmo que a classificação seja verde. Com isso, de janeiro até junho, já realizou mais de 10 mil atendimentos e mais de 2,3 mil internações. Além disso, um total de 1.695 partos realizados. Hoje, são enfermeiras obstetras que ficam atendendo na classificação de risco do Centro Obstétrico.

A presidente do Conselho Regional de Saúde de Santa Maria, Denise Bastos, destacou a importância de haver esse diálogo entre os gestores e os órgãos fiscalizadores. “É essencial ter essa abertura para que a gente possa debater melhorias nos atendimentos à população”, concluiu.

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