IgesDF realiza Semana de Conscientização do Prontuário nas Unidades de Pronto Atendimento

IgesDF realiza Semana de Conscientização do Prontuário nas Unidades de Pronto Atendimento

Foram promovidas dinâmicas sobre o preenchimento completo do prontuário do paciente

Por Bruno Laganá

A equipe da Qualidade ministrou o treinamento com a equipe das UPAs. Crédito: Davidyson Damasceno

A equipe da Qualidade e Segurança do Paciente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) realizou, de 10 a 13 de junho, a Semana de Conscientização do Prontuário nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do DF. Foram realizados treinamentos com todos os colaboradores, passando pela equipes de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros, médicos, recepcionistas, equipe de humanização e a equipe multidisciplinar.

A iniciativa teve por objetivo conscientizar a todos sobre a necessidade e importância do preenchimento completo e sem erros do prontuário do paciente. De acordo com a enfermeira da Qualidade, Mirian Arminda dos Santos, “informar os dados de forma precisa, com todos os dados sobre como foi prestada a assistência, além de dados sensíveis do atendimento, tudo isso é importante para que não aconteçam erros, para que a passagem do paciente na unidade tenha uma cronologia.

Crédito: Davidyson Damasceno

O preenchimento correto do prontuário é importante tanto para o profissional quanto para o paciente. “Por excesso de demandas ou por falta de atenção devida, um prontuário pode não ser preenchido adequadamente. Como isso impacta direta ou indiretamente no atendimento do paciente, a equipe da Qualidade e Segurança do Paciente precisa entender qual o nosso papel mediante uma fiscalização. É preciso sinalizar e apontar o erro, verificar onde se encontram as falhas e realizar o treinamento, que é o que estamos fazendo com essa semana de conscientização”, explicou Mirian.

A programação envolveu treinamentos e dinâmicas realizadas com todos os colaboradores de todas as UPAs do DF. Na segunda-feira (10) o encontro aconteceu nas unidades de Vicente Pires, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas e Gama. Na terça-feira (11) foi a vez de Ceilândia I, Ceilândia II, Samambaia e Riacho Fundo.

Na quarta-feira (12) foi a vez das unidades do Paranoá, Planaltina, São Sebastião e Sobradinho e na quinta-feira (13) o encontro com os colaboradores foi realizado na unidade de Brazlândia. Por meio de dinâmicas em grupo e atividades lúdicas, os colaboradores participam da integração de maneira descontraída e leve, com espaço para realização de debates e observação de casos simulados com erros de preenchimento de prontuários.

Crédito: Davidyson Damasceno

Integração gera novas oportunidades de ação

A gerente geral de Qualidade e Processos do IgesDF, Marina Monteiro Rocha Nogueira, fez um balanço sobre a ação. “Foi de extrema importância para toda a equipe da Qualidade, demonstrar de forma interativa a relevância da participação de cada um no registro adequado no prontuário do paciente”, disse.

Ainda de acordo com ela, os colaboradores demonstraram grande interesse no tema, com boa participação nas dinâmicas e muitas dúvidas sanadas. “Tivemos uma boa adesão e diversas solicitações de que voltemos mais vezes”, celebrou Marina.

Marina avaliou que oportunidades como essa são importantes também para aproximar as equipes e gerar novas demandas e identificar possíveis problemas que podem ser resolvidos pela Qualidade. “Os colaboradores se sentem à vontade para compartilhar suas dificuldades conosco. Por exemplo, em determinada unidade surgiu um erro nos prontuários que eles têm dificuldade em resolver, e a equipe de Qualidade já abriu um chamado e, em contato com o departamento de TI, o problema foi solucionado”, explicou Marina.

É importante lembrar que existe a comissão de revisão de prontuários que tem por objetivo a padronização de critérios mínimos que devem compor o prontuário do paciente, bem como estabelecer condições de segurança assistencial e fortalecer as ações preventivas e corretivas junto à administração e ao Corpo Clínico das unidades de saúde geridas pelo IgesDF.

A ação de conscientização do preenchimento devido do prontuário também está sendo desenvolvido em outras unidades. De acordo com Marina, no Hospital de Santa Maria, a comissão de revisão de prontuários já deu início à iniciativa, treinando as equipes. “Nos demais hospitais, pretendemos lançar essa importante campanha, trabalhando junto com a comissão de revisão de prontuário para elaborar cronogramas que atendam a todas as unidades do IgesDF”, conclui.

Confira a seguir, o registro do evento em cada uma das UPAs:

Atendimento à imprensa
Ascom/IGESDF
(61) 3550-9281
imprensa@igesdf.org.br

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