A Superintendência de Qualidade e Melhoria Contínua de Processos realizou, nesta terça-feira (25), mais uma edição das oficinas de Matriz SWOT e Planejamento Estratégico do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). A ideia é reunir os colaboradores para discutir, identificar e debater em grupo os pontos fortes e as fraquezas, analisar as ameaças e identificar as oportunidades que irão orientar a revisão do Planejamento Estratégico.
O workshop reuniu parte dos gestores, superintendentes e gerentes gerais na Diretoria de Logística na UCAD (Unidade Central de Administração). Conforme o Superintendente de Qualidade e Melhoria Contínua de Processos, Clayton Sousa, “precisamos que os colaboradores tragam a visão e a percepção deles para construir o nosso planejamento estratégico e, por isso, foi proposto um exercício aos presentes: uma análise da Matriz SWOT”.
O assessor técnico da SUMEC, Luiz Fillipe Rodrigues, orientou os participantes da oficina a respeito da revisão anual do Planejamento Estratégico quadriênio 2024-2027 e mostrou os resultados da pesquisa de percepção sobre o IgesDF realizada com todos os colaboradores do Instituto. “Essa pesquisa foi fundamental para entender os desafios para concretizar a nossa estratégia”, disse Luiz.
Os presentes foram divididos em grupos para que fossem realizadas trocas de experiências e debates, ao mesmo tempo, em que faziam sugestões dentro das quatro opções da matriz.
De acordo com Clayton, o objetivo é trazer as percepções dos colaboradores acerca das fraquezas para serem priorizadas e transformadas em iniciativas ou projetos estratégicos ao longo do ciclo do planejamento estratégico (2024-2027).
O Superintendente de Tecnologia da Informação, Deilton Silva, foi um dos gestores que participaram da reunião na UCAD e, de acordo com ele, esse é um momento crucial para o futuro do Instituto. “A integração entre planejamento estratégico e tecnologia é fundamental para alcançarmos nossos objetivos e superarmos os desafios que enfrentamos. Minha participação nesta oficina reflete o compromisso da nossa equipe em garantir que as soluções tecnológicas estejam alinhadas com as metas institucionais e que sejam capazes de atender às demandas crescentes de nosso público.”, disse.
Ainda de acordo com Deilton, “é essencial que todas as áreas do IgesDF estejam alinhadas e trabalhando em conjunto para alcançarmos um futuro mais eficiente, inovador e centrado no paciente”.
Com o resultado da oficina será possível pensar em objetivos, processos e indicadores estratégicos para serem atendidas todas as demandas do Instituto e das nossas unidades. “Tudo o que identificarmos como fraquezas, teremos que criar uma série de ações e estratégias para poder dirimi-las e, quem sabe, transformar essas fraquezas em forças”, concluiu Clayton.
A equipe de gestores do Hospital Regional de Santa Maria já passou pela oficina no dia 20 de junho e a programação prevê a realização de mais uma edição na próxima semana, agora com os gestores das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O Hospital de Base realizou a sua oficina também no dia 25.