Na manhã desta quarta-feira (18), o auditório do PO700 recebeu mais uma fase do Programa de Desenvolvimento de Liderança, promovido pelo IgesDF. O evento contou com a participação de 106 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, gestores e equipes administrativas e multidisciplinares das UPAs e hospitais do Instituto. A atividade teve como convidado o cirurgião torácico Dr. Júlio Mott, diretor do Hospital Águas Claras da rede Dasa, que compartilhou suas experiências e conhecimentos sobre governança clínica e corporativa.
A abertura do evento foi conduzida pelo diretor-presidente do IgesDF, Dr. Juracy Cavalcante Lacerda Jr., que destacou a importância do programa e celebrou a presença de Dr. Júlio. “Fico feliz de ver o auditório cheio, até porque hoje temos um convidado muito especial, o meu colega e amigo, Dr. Júlio Mott. Ele veio desbravar a gestão em Brasília e, prontamente, aceitou o convite para compartilhar suas experiências com todos nós. Governança clínica tem sido uma prioridade desde que assumi o Instituto, e é um tema que precisamos desenvolver cada vez mais para atingirmos bons resultados.”
Dr. Júlio Mott, em sua palestra, destacou a importância da presença ativa do gestor no dia a dia do seu local de trabalho. “O gestor precisa estar na ponta. Não acredito no que me contam sobre o hospital, mas sim no que vejo quando estou presente. Gestão é estudo e prática constante”, afirmou. Sua abordagem sobre indicadores de desempenho e a importância da governança clínica foi enriquecida com exemplos práticos, despertando reflexões na plateia. “A saúde é afeto, é humana e cuidadosa. A partir daí o restante flui”, concluiu Dr. Júlio, em um momento de interação com os participantes.
A palestra inspiradora de Dr. Júlio foi seguida por um espaço aberto para perguntas e troca de experiências, proporcionando uma dinâmica de aprendizado coletivo. Além disso, a gerente Geral de Pessoas, Elaine Silvestre, coordenou o evento, detalhando as atividades da manhã e reforçando o compromisso do IgesDF com a capacitação contínua de suas lideranças.
Outro destaque da programação foi a apresentação do assessor técnico da presidência, Luiz Fillipe Rodrigues, que abordou o planejamento estratégico e a implementação do BSC (Balanced Score Card) no IgesDF. “O BSC é uma ferramenta essencial para alinhar nossos objetivos e melhorar a tomada de decisões. A proposta do mapa estratégico que estamos desenvolvendo vai trazer grandes benefícios para o Instituto”, explicou.
O evento reforçou o compromisso do IgesDF com o desenvolvimento de uma cultura organizacional sólida, baseada em governança clínica e gestão eficiente, essenciais para garantir um atendimento de qualidade na saúde pública.