Na última terça-feira (24), a Gerência de Enfermagem do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) realizou um treinamento em Acolhimento e Classificação de Risco, com o apoio da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). O evento, parte de uma iniciativa que incluiu o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF), teve como objetivo integrar o Protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco em todas as instituições.
A Gerência de Enfermagem do HBDF idealizou o treinamento para capacitar enfermeiros que atuam na Classificação de Risco do Pronto-Socorro. Dada a dificuldade em liberar toda a equipe assistencial, optou-se por formar multiplicadores. Esses enfermeiros, após a certificação, terão a responsabilidade de disseminar o conhecimento sobre o manual de acolhimento e classificação de risco da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) nas unidades do Iges-DF.
Anteriormente, o protocolo seguido para a Classificação de Risco nas unidades de Saúde do IgesDF era o Protocolo de Manchester. A mudança para o manual de acolhimento e classificação de risco da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) é uma exigência da Pasta.
O treinamento contou com 26 vagas, sendo três destinadas ao Hospital Regional de Santa Maria, 5 para as UPAs e 18 para o HBDF. “Essa distribuição assegura que as melhores práticas sejam compartilhadas, promovendo uma abordagem unificada no atendimento de urgência e emergência” nas unidades que compõem o IgesDF”, afirma a gerente de Enfermagem do HBDF, Tatiane Nunes.
Foram abordados temas essenciais, como a Política Nacional de Humanização e a Rede de Urgência e Emergência do DF. O foco principal foi o Manual de Acolhimento e Classificação de Risco (ACCR) da SES-DF, que inclui diretrizes para adultos, pediatria e obstetrícia. Além disso, foi apresentada a tela de Classificação de Risco no sistema MV, ferramenta crucial para a prática diária nas unidades.
“A capacitação é essencial para garantir a identificação precisa e ágil dos usuários com maior gravidade e priorizar o seu atendimento”, ressalta Tatiane. A padronização da abordagem nos serviços de urgência e emergência melhora a comunicação entre a equipe multiprofissional, resultando em um atendimento mais eficiente e com menos chances de erros. “Isso não apenas eleva a qualidade do serviço, mas também aumenta a confiança dos usuários nas unidades de saúde do Iges-DF”, completa.
Tatiane também destacou que o desenvolvimento contínuo da equipe é fundamental no atendimento eficiente utilizando Protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco da SES-DF (ACCR). A capacitação permitirá uma melhor aplicação do ACCR, promovendo uma linguagem comum entre os profissionais de saúde. “Essa abordagem integrada garantirá um sistema de saúde mais organizado e dinâmico, alinhado às diretrizes da Rede de Urgência e Emergência (RUE) e da Política Nacional de Humanização (PNH)”, afirma.
Por fim, Tatiane expressou sua gratidão aos chefes de Núcleo e Serviço de Enfermagem Welton e Josilene pelo trabalho desenvolvido no Pronto-Socorro do HBDF, Filipe Santos Chefe da TI do HBDF pela disponibilidade em acompanhar o treinamento do início ao fim e a equipe da Gerência de Enfermagem: Mariana, Paulo e Rogério, pois o apoio de todos foi fundamental para realização do evento.