No último sábado (12), Dia das Crianças, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) foi palco para uma ação social de membros da Paróquia Santa Mãe de Deus, responsável pela capela da unidade hospitalar. Os membros da Pastoral da Saúde foram até o hospital vestidos com fantasias, levaram brinquedos e distribuíram em vários setores da unidade.
Vestidos de Chaves, Chiquinha, Homem-Aranha e outros personagens, os membros da igreja percorreram o Pronto-Socorro Infantil, a Ala de Pediatria, a Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos (UCPPed) e a Maternidade. A ação contou com a presença do vigário da paróquia, padre Luciano. Por onde o grupo passava, os sorrisos eram vistos de longe pelas crianças e até mesmo pelos adultos.
“Nosso objetivo é levar um pouco de alegria neste dia para as crianças que estão internadas aqui. Além de deixar uma oração, um conforto e a palavra de Cristo para quem está se sentindo triste, cansado e desanimado”, explicou o membro da Pastoral da Saúde da Paróquia Santa Mãe de Deus, Cláudio Sampaio.
O grupo cantou músicas, distribuiu brinquedos e fraldas, contou histórias e fez orações, tudo para fazer o Dia das Crianças mais feliz, mesmo em um hospital. Segundo o voluntário, a intenção do grupo jovem da paróquia é fazer leituras de historinhas nos sábados, reunir as crianças internadas na área do Playground da Pediatria, localizada no 1º andar, e brincar com eles, fazer desenhos e incentivar a leitura.
“Essas ações envolvendo músicas e personagens trazem mais alegria e descontração para as crianças. Todas essas ações são importantes porque ajudam a tornar o ambiente hospitalar, que já é um ambiente estressante e intimidador para as crianças em um ambiente um pouco mais humano e acolhedor, promovendo um espaço de alegria, diversão e descontração”, destacou a chefe do serviço de Enfermagem do Pronto-Socorro Infantil do HRSM, Layana Lopes.