Para comemorar o Dia Nacional do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, celebrado em 13 de outubro, nesta segunda-feira (14), foi ofertado um café da manhã especial para os profissionais que atuam no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).
“O café foi uma forma de a gente homenagear eles por esse dia, de reconhecer e valorizar pelo trabalho deles, que são hoje o time que mais reabilita os pacientes dentro do hospital”, destaca a chefe do serviço de Fisioterapia do HRSM, Danielle Fontenele.
Segundo ela, atualmente são 170 profissionais, entre fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, que estão atuando dentro do HRSM, tanto no ambulatório, quanto em todos os setores do hospital. Durante o café da manhã, eles receberam um copo personalizado como homenagem. “Nossa equipe atua desde a saúde da mulher, maternidade, UCIN, UTIN, enfermarias e prontos socorros adulto e infantil”.
Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais não apenas tratam dores ou restauram movimentos. São eles os protetores do corpo e da mente, que enxergam além do que os olhos podem ver. Com um olhar atento, acolhem o sofrimento e, com suas ações, transformam desafios em vitórias. Cada passo que orientam é um pedaço de uma história reescrita, cada conquista é um mundo novo que se abre para o paciente.
Fisioterapeutas são profissionais que agem para restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente. Terapeutas ocupacionais têm o foco na capacidade mental.