Na manhã desta quarta-feira (06), a segunda etapa do Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL) do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), voltada para a alta gestão, reuniu 82 participantes, entre gestores, gerentes e supervisores de diversas unidades, no auditório da Polícia Civil. A iniciativa é uma parceria entre a Gerência Geral de Pessoas (GGPES) e a Diretoria de Ensino e Pesquisa (Diep) para fortalecer o desenvolvimento dos líderes do instituto, promovendo práticas de liderança mais eficazes e humanizadas.
A abertura do evento foi feita pelo vice-presidente Cleber Monteiro, que destacou a importância de valorizar o principal recurso da organização: o humano. Ele incentivou todos a aproveitarem ao máximo as oportunidades de aprendizado. “Esse é um momento de crescimento e qualificação para que possamos liderar com excelência e gerar impacto positivo no IgesDF,” disse Cleber.
A gerente de desenvolvimento humano do IgesDF, Nildete Dias, destacou o propósito do programa: “Este programa tem como objetivo aprimorar as habilidades de liderança, gestão de equipes e tomada de decisões estratégicas, capacitando líderes para enfrentar os desafios organizacionais e promover uma cultura de excelência e inovação”.
O evento contou com a presença de Mércia Monteiro, Coordenadora Corporativa de RH do Grupo Sabin Diagnóstico, que abordou temas de desenvolvimento de lideranças, além de compartilhar a experiência de uma empresa que se mantém certificada e premiada pelo GPTW Brasil e América Latina há 19 anos consecutivos. Durante sua palestra, Mércia ressaltou a importância do feedback como ferramenta de crescimento contínuo. “Eu particularmente adorei o evento. Acho que o segredo do sucesso é colocar as pessoas no centro da estratégia, desenvolvendo as lideranças em hard e soft skills. Isso cria um ambiente organizacional de excelência e permite que os líderes atuem com empatia, direcionando correções e promovendo o que há de positivo em cada pessoa. Esse caminho é assertivo e terá um impacto extremamente positivo para quem está na ponta,” destacou Mércia.
Na sequência, Elaine Silvestre, Gerente Geral de Pessoas, apresentou o programa, reforçando o papel dos gestores como agentes ativos na transformação cultural do IgesDF. Ela enfatizou que o engajamento de cada líder é essencial para o sucesso da iniciativa. “Queremos que cada gestor aproveite ao máximo as ferramentas e os conhecimentos oferecidos, pois a área de Recursos Humanos está aqui para liderar essa transformação, mas ela só será possível com a adesão dos líderes,” afirmou Elaine.
O evento contou também com a participação ativa do Núcleo de Gestão de Desempenho (NUGED), responsável pela coordenação e organização da parte presencial de todo o PDL, composto por 10 encontros presenciais. “Vamos acompanhar de perto cada um desses encontros, garantindo que todas as etapas sejam conduzidas com excelência e alinhadas aos objetivos do programa. Estamos convencidos de que, ao final, cada participante sairá com novas perspectivas e habilidades, prontos para liderar com mais confiança e impacto. O desenvolvimento de nossos líderes é um passo decisivo para fortalecer ainda mais o IgesDF, e este PDL representa uma oportunidade única de transformação para todos os envolvidos,” reforçou a chefe do NUGED, Maraline Sales.
A Chefe de Núcleo do Almoxarifado do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), Michele Medeiros, também destacou os aprendizados do evento. “Achei muito interessante. A gente fica até querendo mais tempo para aprofundar o que foi passado, mas a atividade que a Mércia propôs foi ótima. Ajudou a definir nosso estilo de liderança e abriu nossos olhos para melhorias enquanto líderes. Isso, com certeza, será aplicado no dia a dia com minha equipe,” compartilhou Michele, entusiasmada.
Com o foco em preparar gestores para uma atuação mais eficaz e humanizada, o PDL do IgesDF segue fortalecendo a liderança no setor público de saúde, promovendo melhorias para toda a rede de atendimento.
Para ver todas as fotos do evento acesse o Flickr do IgesDF.