Em mais um passo para aprimorar o serviço prestado no Centro Cirúrgico do Hospital de Base, o Núcleo de Enfermagem finalizou a instalação de placas informativas nas portas das 16 salas de cirurgia da unidade.
Conforme a chefe de enfermagem, Élida Ferreira, a ideia faz parte do Projeto Lean, cujo objetivo é aprimorar a eficiência das operações realizadas na unidade. “Tivemos a iniciativa de implantar uma ferramenta física de comunicação visual nas portas das salas de cirurgia que pudessem informar aos membros da equipe a chegada de cada especialidade no centro cirúrgico, assim autorizando colocar o paciente em sala”, explica Élida.
O projeto-piloto dessa comunicação começou em novembro de 2024. Inicialmente, as placas foram feitas de forma improvisada, com ajuda de Paulo Henrique, da equipe de Gerência de Enfermagem do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). “As placas foram feitas de forma artesanal e acabavam soltando da porta. Melhoramos o projeto em acrílico e recebemos uma doação para a confecção das placas.
Foram impressas placas de acrílico com sinalização sobre as equipes que precisam estar presentes para o início da cirurgia, como a anestésica, a de enfermagem e a cirúrgica, sendo a última etapa a presença do próprio paciente dentro da sala. Cada uma delas possui um sinalizador que indica a conformidade em verde, ou a não conformidade em vermelho.
Segundo Gabriela Rodrigues, da assessoria do Centro Cirúrgico, as placas ajudam a externar os motivos que, por acaso, podem gerar atraso no início da cirurgia. “Uma das exigências do Projeto Lean é realizar o início das cirurgias até às 7h30. Com as placas, melhoramos a nossa comunicação e o controle de fluxo dentro do Centro Cirúrgico”, explica. Antes do Projeto Lean, apenas 7,5% das cirurgias eram iniciadas até às 7h30. Hoje, o índice já é de 18,2%.
Ainda de acordo com Élida, o uso das placas pode ajudar a identificar rapidamente o motivo de atrasos, além de oferecer uma visão clara e imediata para gestores e responsáveis que estejam do lado de fora da sala de cirurgia. “Dessa forma, é possível realizar ações corretivas de forma mais rápida e garantir que as cirurgias sejam realizadas dentro do horário adequado, aumentando a eficiência do processo e reduzindo custos e tempo de espera dos pacientes”, conclui.