O Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) do IgesDF realizou, nesta quarta-feira (05), seu 6º encontro, trazendo como tema a importância da imagem e postura na construção da credibilidade e liderança. A palestra foi conduzida por Isabella Müller, consultora e analista do Sebrae DF, que destacou como a maneira como nos apresentamos influencia diretamente na forma como somos percebidos.
“A nossa imagem comunica muito mais do que imaginamos. Ser bom em algo é essencial, mas para conquistar as melhores oportunidades, é preciso deixar impressões positivas”, afirmou Isabella Müller.
Postura X Imagem: Equilíbrio Essencial
Durante a palestra, foram abordadas as diferenças entre postura e imagem, destacando que a harmonia entre os dois aspectos é essencial. Além da aparência, fatores como persuasão, entusiasmo, dedicação, vocabulário e autocuidado são determinantes na forma como um líder é visto.
A palestra contou com dinâmicas interativas, incentivando os participantes a refletirem sobre seus próprios comportamentos e como podem melhorar sua comunicação para inspirar confiança e respeito.
Para ajudar os líderes a reforçarem sua presença e autoridade, Isabella Müller compartilhou algumas dicas essenciais:
- Demonstre autoridade: domine o assunto.
- Cuide da comunicação verbal, não verbal e digital.
- Trate todos com respeito, independentemente de cargo ou condição financeira.
- Invista em qualificação contínua.
- Seja proativo e resolutivo.
- Atenção à aparência e apresentação pessoal.
- Mantenha o bom humor – pessoas positivas são mais cativantes.
Carlos Coelho, chefe do núcleo de segurança do trabalho, destacou a importância do tema para a liderança. “Essa palestra trouxe informações valiosas sobre como devemos nos posicionar para que os nossos liderados nos enxerguem da forma que desejamos. Foi um aprendizado essencial sobre como a comunicação verbal e não verbal impactam diretamente a liderança”, afirmou.
Ao final da palestra, Isabella Müller deixou uma reflexão inspiradora: “Finja ser, até ser.” Segundo ela, a confiança muitas vezes é construída no processo. “Às vezes, ainda não temos toda a autoconfiança, mas sabemos do nosso potencial. Quando temos clareza sobre onde queremos chegar, transmitimos uma imagem muito mais forte e conquistamos o respeito dos outros”, concluiu.
II PDL – PO700 | Foto: Alberto Ruy/Ascom/IGESDF | IgesDF | Flickr
Confira a Galeria de Fotos por Alberto Ruy/ IgesDF