
O auditório do SebraeLab virou palco de inspiração, troca de ideias e reconhecimento na manhã desta quarta-feira (16). Em um clima descontraído, com muito networking e reflexões sobre o papel transformador da liderança, 50 gestores das unidades do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) receberam os certificados de conclusão da 2ª turma do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL).
A iniciativa, que já havia capacitado gestores das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na primeira edição, agora contemplou profissionais do Centro de Distribuição, Hospital de Base, Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e PO700. “O objetivo do Programa é formar líderes conscientes, emocionalmente preparados e estrategicamente alinhados à missão do Instituto” destacou a organização do evento.

“Quando aperfeiçoamos nossos gestores, buscamos alcançar o que fomos contratualizados para fazer pela Secretaria de Saúde. Ser chefe é ocupar uma posição; ser líder é exercer influência”, afirmou o vice-presidente interino do IgesDF, Túlio Nogueira, durante a abertura do evento.
A fala trouxe à tona o espírito do programa: liderança como influência positiva e construção conjunta. “Enquanto o chefe aponta o caminho com autoridade, o líder caminha junto, inspira pela atitude, conquista pela confiança e transforma pelo exemplo”, completou Túlio.
Liderança que acolhe e transforma

A gerente geral de Pessoas, Elaine Silvestre, reforçou a importância do desenvolvimento contínuo em tempos de exigências cada vez mais humanas e complexas. “Nós estamos diante de uma nova legislação, NR01, que nos chama a olhar, para os riscos psicossociais, além dos ocupacionais. Precisamos estar preparados para lidar com assédio, ambientes tóxicos e, sobretudo, com nossas emoções”, destacou.
O Programa inclui módulos de inteligência emocional, gestão de conflitos e comunicação assertiva. “Espero que, na próxima turma, tenhamos 100 inscritos e 150 certificados”, incentivou Elaine.

A cerimônia seguiu com a chamada nominal de cada participante para a entrega dos certificados, com direito a fotos e sorrisos de celebração. Mas foram os depoimentos de quem viveu o programa na pele que marcou a edição.
“Eu achei esplêndido esse curso. Ele deu um upgrade, não só como gestor, mas também como colaborador”, afirmou Thaynnara Pires, chefe do Núcleo de Vigilância do Hospital de Base, que atua no IgesDF há seis anos e quatro meses. “É fundamental ter essa base teórica e sentimental. Não dá para ser movido apenas pela gestão mecânica de resultados e processos.”

Para Maiara Cosme, chefe do Núcleo de Assistência do HRSM, a experiência foi transformadora. “Os temas foram muito assertivos. Trouxeram ferramentas que eu já consegui aplicar no meu serviço. Conflitos que antes nos travavam agora são oportunidades de diálogo e crescimento”, relatou.
Já para Daniel Santos, chefe de Núcleo de Segurança, compartilhou como o curso a ajudou a enfrentar um desafio pessoal, o retorno ao Hospital de Base após um período no HRSM. “Eu tive dificuldade de aceitação, de me adaptar novamente. Mas o PDL me ajudou a lidar com essa fase, entender meus limites, saber me comunicar e dar feedbacks adequados. O que era uma dificuldade, virou aprendizado”, disse Daniel.

O encerramento foi marcado por um coffee break especial, onde os gestores celebraram juntos em clima de descontração, troca de ideias e sorteio de brindes. Entre sorrisos e abraços, era nítido o sentimento de missão cumprida e a certeza de que liderança é um caminho que se aprende, se pratica e, acima de tudo, se compartilha.
O Programa de Desenvolvimento de Lideranças segue como um investimento estratégico para o fortalecimento institucional e já está em andamento a programação para a terceira Turma do PDL do IgesDF.
Confira a galeria completa de fotos por Alberto Ruy: